Notícia

Curiosidades - 06/03/2018 - Inusitado. Tatu foi fotografado por internauta no centro de Crissiumal


Animal estava na Rua Guarita

Uma foto bastante inusitada chegou à redação do Guia Crissiumal na manhã desta terça-feira, dia 06 de março.

O internauta e vereador crissiumalense Jeferson Arndt de Caravalho fotografou um tatu em pleno centro de Crissiumal por volta das 22h30min desta segunda-feira (05).

Carvalho destacou ao Guia Crissiumal que o animal caminhava tranquilamente “observando as vitrines” do comércio da Rua Guarita.

A população de tatus em Crissiumal certamente não é tão grande, mas volta e meio algum é visto ou fotografado por nossos internautas, inclusive temos matéria em 2015 de um que visitou uma escola do interior. Mas no centro de Crissiumal é um fato pra lá de curioso.

O animal é da espécie Tatu Galinha, bastante comum ainda na região. Segundo o site Brasil Escola o animal também é denominado tatu-de-nove-bandas, tatu-de-folha, tatuetê, tatu-veado e tatu-verdadeiro, esse animal possui cabeça pequena, focinho pontudo, olhos pequenos, e orelhas grandes e estreitas. A cauda é longa, com presença de placas, os membros são curtos, e as garras são longas, curvas e afiadas. Medem aproximadamente 60 centímetros e pesam cerca de cinco quilos. Há pouco pelo em seu corpo, este de cor castanho-escuro, e é levemente amarelado na barriga. Seu olfato é bastante apurado e a audição e visão se apresentam pouco desenvolvidas. Encontrado ao sul da América do Norte, e também na América do Sul, o D. novemcinctus ocorre em todos os biomas brasileiros. De hábitos noturnos, esses animais vivem geralmente solitários, alimentando-se de invertebrados, pequenos vertebrados, ovos, fungos, frutos, raízes e tubérculos. Sua carne, bastante apreciada, faz com que esses animais não sejam vistos com tanta frequência quanto outrora – embora a caça de tatus seja proibida. Só para ter uma ideia, o tatu-galinha é uma entre as dez espécies de mamíferos mais apreendidas pelo IBAMA.

Fotos: Jeferson Arndt de Carvalho, especial para o Guia Crissiumal.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos