Notícia

Texto de Opinião - 06/02/2020 - Desafio: Respeito em sala de aula


Por professora Elizabete Cristina Emmel

O maior desafio hoje numa sala de aula é a falta de respeito. Dedicar-se a tarefa de educar o ser humano não é um trabalho fácil.

Hoje desempenhar o papel de professor em sala de aula se tornou desgastante. Entre muitos fatores o maior deles é a falta de respeito, em conseqüência da falta de limites vindo de casa. Filhos que não respeitam pai e mãe dificilmente irão respeitar seus professores.

O que está acontecendo? Onde está a falha? O que fazer? . As famílias perderam a autoridade, não estão sabendo como agir perante a tantos desafios deste mundo moderno. A educação dos filhos está sendo terceirizada para as escolas pela maioria das famílias. Os pais estão perdendo seu papel de educador para o computador, o celular para as babás. Famílias se reúnem  para ver por exemplo futebol, mas não encontram tempo para falar sobre a vida escolar dos seus filhos.

A escola não tem o papel de educar moralmente nossas crianças, ela colabora para que aconteça uma boa educação, mas essa educação tem que acontecer dentro de cada família. 

Segundo estatísticas de uma pesquisa divulgada em 2015 pela Organização Para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o professor chega a perder 20% do seu tempo em sala de aula, tentando colocar os alunos em ordem, para daí começar a ensinar. Claro que os professores precisam pensar em estratégias, para lidar com isso, mas também e preciso o comprometimento das famílias. 

Sabemos que educação não e fácil e que a sociedade mudou e as estruturas familiares também mudaram, mas também sabemos que não podemos desistir e que devemos escola e família lutar juntos incansávelmente por nossos filhos.  

O respeito é a base de toda relação humana. A sala de aula é um espaço que não pode dispensar essa virtude. E nesse espaço que nossos alunos expressam suas opiniões, se descobrem, adquirem conhecimentos exercitam a democracia e a liberdade.

Por: Professora Elizabete Cristina Emmel

Postado: Leila Ruver
Vídeos