Notícia

Geral - 06/02/2018 - Praça Recanto Verde tem nome alterado para Praça Dr. Borges


Lei foi sancionada nesta terça-feira

Conforme já noticiamos na noite de segunda-feira (05), durante a Sessão Legislativa, primeira de 2018, o vereador Renato Klafke Saling apresentou um Projeto de Lei, solicitando a alteração do nome da Praça Recanto Verde, mudado para Pra Dr. Borges, homenageando o médico que muito fez por Crissiumal e que faleceu em julho de 2016.

Os serviços prestados pelo médico, que também foi um grande empreendedor na cidade, além da localização da praça, que fica em frente ao antigo hospital Santo Antônio, de propriedade de Dr. Antônio Augusto Borges, foram algumas das justificativas do vereador para a alteração.

Com aprovação unanime na Câmara o Projeto de Lei virou Lei por sanção do prefeito Roberto Bergmann nesta terça-feira. 

A praça em questão já foi denominada de Praça do Sossego e também conhecida como Praça do X, em virtude das duas vias para pedestres, em formato de X.

No início dos anos 90, na administração do Ex-Prefeito Luiz de Rosso , que tinha o Professor Mário Schwingel como Secretário de Educação, teve-se a ideia de formar uma praça diferente das demais, pois existia uma área para tanto, localizada na frente do Hospital do Dr. Borges. Nas proximidades da CORSAN e da Escola Rocha Pombo.

Na foto acima, do arquivo do professor Mario Schwingel, a praça antes de ser arborizada.

O Professor Mario Schwingel em entrevista ao Guia Crissiumal em 2015 relatou: “Esta área estava abandonada e vazia. O plano consistia de convidar todas as escolas da cidade para num ato simbólico na largada do projeto. Além das crianças estiveram presentes professores, diretores e convidados. Estes vegetais foram plantados de forma desordenada. A espécie também foi de livre escolha. Preservaram-se as que nasceram naturalmente. Espetáculo marcante era ver as crianças com baldes e regadores protegendo suas árvores até que o crescimento se vitalizasse. O investimento financeiro da prefeitura foi mínimo, ou seja, uma terraplenagem.”

Hoje o local serve para uma boa sombra nos dias de calor, encontro de amigos e lazer.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos