Notícia

Saúde - 05/11/2013 - Médicas Cubanas foram recebidas oficialmente em Crissiumal


Maria Perez a Margarita Sanchez foram apresentadas aos crissiumalenses

As médicas cubanas Maria Perez e Margarita Sanches, que foram designadas pelo programa Mais Médicos do Governo Federal, foram apresentadas oficialmente à comunidade no final da tarde desta segunda-feira, dia 04 de novembro.

 

Um grande número de pessoas ligadas à área da saúde, a administração municipal e a comunidade em geral lotaram a Câmara Municipal de Vereadores para o evento.

 

Fizeram parte da mesa oficial da solenidade, a Secretária Municipal de Saúde Claudia Weyer, o Presidente da Câmara de Vereadores Roberto Bergmann, Roseli Rita Rodrigues representando a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, Rosilei Sonta representante da rede de Urgência e Emergência, o Presidente do Hospital de Caridade de Crissiumal Carlos Willy Grun e o Prefeito Municipal Walter Luiz Heck.

 

Em sua fala, a Secretária de Saúde Claudia Weyer destacou que sem a vinda destas duas profissionais, o funcionamento de mais um ESF (5º ESF) não seria possível. Claudia relatou: “Temos muito a aprender com elas, a atenção básica de Cuba é invejável, e o conhecimento delas é muito grande”.

 

O Prefeito Walter Luiz Heck destacou que é necessário pensar saúde em conjunto, onde Hospital de Caridade e Secretaria precisam trabalhar lado a lado. Walter ressaltou que vem sendo muito boas as políticas do Governo Federal e Estadual, embora estes programas do Governo onerem muito os municípios com eles, com os municípios ficando sempre com as despesas de pessoal, citando como exemplo o CAPS que será instalado no município em breve e o PACS, Programa dos Agentes Comunitários de Saúde. Heck ainda falou: “Aumentamos o número de médicos ligados ao município de 4 para 7 neste ano, os médicos do “Mais Médicos” são do Governo Federal, mas nós lutamos para consegui-los, tanto que vários outros municípios da região ainda não os tem, queremos seguir nesta linha, de menos pacientes por profissional. Temos que melhorar vários índices em nossa saúde, como diminuir a mortalidade infantil, que é acima da média do estado”

As médicas também usaram da palavra e foram aplaudidas pela platéia entusiasmada. Margarita Sanchez, que é da cidade de Cienfuegos, relatou estar nervosa, agradeceu ao Prefeito, falou da receptividade, que está se adaptando a língua, mas que em breve falará o português fluentemente. Dr. Margarita relatou também estar impressionada com a simpatia dos crissiumalenses, falou que trabalha com saúde preventiva e curativa, que tem como desafio melhorar a saúde de Crissiumal e atender bem as pessoas, finalizando com “Estamos aqui de coração para vocês”.

 

Marcia Perez, que é da capital Havana, também falou do seu nervosismo por causa das diferenças na língua, mas foi simpática ao falar “Vocês neste período serão minha família”.

 

As médicas tem passagem pela Venezuela e Honduras, em missões e programas parecidos ao Mais Médicos do Brasil. As mesmas passarão cerca de 30 dias de adaptação acompanhando os outros profissionais médicos de Crissiumal, para depois iniciarem o seu atendimento.

 

Assista abaixo ao vídeo com a fala das médicas:

 

Em Cuba, há 25 faculdades de medicina, todas públicas, e uma Escola Latino-Americana de Medicina, na qual estudam estrangeiros de 113 países, inclusive do Brasil. A duração do curso de medicina em Cuba, a exemplo do Brasil, é seis anos em período integral, depois o estudante deve fazer especialização, que dura de três a quatro anos. Pelas regras do Ministério da Educação de Cuba, apenas os alunos que obtêm notas consideradas altas, em uma espécie de vestibular e ao longo do ensino secundário, são aceitos nas faculdades de medicina.

 

Cerca de 10 mil reais por profissional serão repassados mensalmente pelo Governo Brasileiro diretamente para o Ministério da Saúde de Cuba, cabe ao Município de Crissiumal ser responsável pela estadia, alimentação, dentre outro, das profissionais.

 

Confira abaixo mais fotos do Guia Crissiumal no ato de recepção:

 

As médicas com o Prefeito e a Primeira-Dama.

As médicas com integrantes da 17ª Coordenadoria.

As médicas com Secretária e Sub-Secretária de Saúde.

As médicas com os colegas crissiumalenses presentes ao evento.

O público presente.

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal

 

Demais fotos na galeria de fotos do Guia Crissiumal:

http://guiacrissiumal.com.br/galerias/Apresentacao-das-Medicas-Cubana-a-Comunidade

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos