Notícia

COMAD - 05/08/2011 - Criança que bebe pode se tornar alcoolista


Grande parte dos alcoólatras experimenta bebida antes dos 11 anos

 

40% dos adolescentes e 16% dos adultos que procuram tratamento para se livrar do vício experimentaram bebida alcoólica antes dos 11 anos. Estes dados são do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod).

 

Grande parte dos alcoólatras começa a beber ainda quando são crianças. Em alguns casos são estimulados pelos próprios pais que na verdade são verdadeiros criminosos.

 

Os primeiros goles de bebida do futuro alcoólatra acontecem em casa na presença de familiares. Na pesquisa 39% dos casos o pai bebia abusivamente; em 19%, a mãe; e em 11%, o padrasto. O relatório aponta ainda que, após o contato com álcool e tabaco, metade relatou ter experimentado maconha. Por isto o consumo do álcool que é uma droga como outra qualquer pode levar ao consumo de drogas ilegais.

 

Infelizmente muitos alcoólatras só procuram ajuda depois que do álcool começam a consumir outras drogas, e com isto ficam deprimidos, tentam suicídio. Outra situação é quando o consumo do álcool provoca doenças e seqüelas. Os adolescentes viciados em álcool costumam procurar ajuda por causa de conflitos em casa ou na sociedade.

 

Nunca ofereça bebida alcoólica para seu filho ou para qualquer outra criança. Se você já está destruindo sua vida preserve o futuro do seu filho. Não permite de forma alguma que crianças usem álcool. Não existe esta história de beber socialmente. Todo consumo de álcool é prejudicial e beber com moderação ou beber socialmente é uma história inventada pelas empresas que lucram bilhões produzindo e vendendo bebidas.

 

Beber com moderação seria o mesmo que dizer: Se envenene com moderação. Se mate com moderação.

 

O consumo de álcool é um envenenamento, faz mal para o corpo e para a mente não importando a quantidade porque a tendência de quem bebe pouco é beber mais e mais com o passar do tempo. Não acredite quando você lê pesquisas que falam que beber qualquer tipo de bebida faz bem a saúde. Beber vinho não faz bem a saúde, o que faz bem à saúde é o consumo de uva e o suco de uva. Se o suco de uva está presente no veneno que é o álcool isto não fará o vinho se tornar saudável. Não existe veneno saudável.

 

Lembre-se: o pouco que você beber, pode lhe causar graves conseqüências!


Luciane Schneider – Vice Secretária COMAD
(Texto extraído do 23º Curso de Inverno de Atualização em Dependência Química)

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos