Notícia

Variedades - 05/07/2011 - Guia Crissiumal acompanhará passo a passo do GEMP no Canadá


Companhia de danças crissiumalense representa o Brasil em festival internacional

O GEMP, escola e companhia de danças crissiumalense está no Canadá, onde participará do festival mundial de folclore, na cidade de Drummondville, em Quebec, maior província daquele país, nesta terça-feira, 05/07, o Guia Crissiumal conversou com Cleomar Schwingel, pai do bailarino Lucas Schwingel e que acompanha a delegação.

 

Segundo o diretor e coreógrafo da companhia, Leandro Rupp, a cada 100 habitantes do nosso município, um dança no grupo. Assistir ao espetáculo do Grupo GEMP possibilita viajar por diferentes culturas e surpreender-se com a fluidez da imaginação. Toda essa exuberância faz com que o grupo, mais uma vez, seja o representante do Brasil em um evento internacional. A companhia de dança de Crissiumal, composto por integrantes voluntários, representará o Brasil no maior evento de folclore das Américas e um dos maiores do mundo: o 30º Mundial de Culturas do Canadá.


O festival inicia nesta terça-feira, dia 5 e vai até 17 de julho, com espetáculos de música e dança, feira de artesanato típico, seminários, oficinas, palestras, desfiles pelas ruas da cidade, durante os três turnos do dia e um parque com cinco palcos de programação simultânea. Um verdadeiro espetáculo aos olhos.


O Brasil será representado pelo GEMP, com cinco quadros diferentes: dois de folclore gaúcho; um com o folclore do nordeste e a cultura dos cangaceiros (que fez muito sucesso em 2010 na Holanda e Portugal); um com o folclore da Amazônia e do Pará, com danças de origem africana e lendas indígenas; um para o carnaval de Olinda (frevo) e do Rio de Janeiro (samba).

 

Cleomar Schwingel relatou que a viagem até o Canadá foi tranqüila, que a vista da Amazônia de dentro do avião é incrível, que ele não tinha idéia do tamanho da mesma, falou que o grupo ensaiou ontem para a apresentação final do festival. Relatou ainda que é emocionante ver tantos países diferentes, tantas cores, tantas línguas e o Brasil sendo representado por Crissiumal. “Aqui nos chamam de Bresil”, brincou Cleomar.


Cleomar finalizou dizendo: “Fico feliz pela nossa gente e pela oportunidade que particularmente estou tendo, sabendo que é fruto de muito trabalho e apoio do povo brasileiro. E logicamente da grande tarefa de Crissiumal em representar o Brasil.”

 

Com a colaboração do repórter da Rádio Metrópole Fabrício Canabarro divulgamos abaixo, na íntegra e em exclusividade o relato do Diretor do GEMP Leandro Rupp nestes primeiros dias da companhia no Canadá:

 

"Foram 7 horas de ônibus até POA, depois voamos até o Rio Janeiro, lá esperamos por mais 7 longas horas. No aeroporto, para passar o tempo, ensaiamos e fizemos muito alongamento. Seguimos com destino ao Panamá, lá forma mais 6 horas esperando, Cristina passou mal no vôo do Rio até o Panamá, mas chegou bem, após alguns dramins e tantas outras tentativas homeopáticas... No setor de imigração do Canadá, foi tranqüilo, mas bastante tenso, eu, ao sair do aeroporto e ver aquela cidade, ao estar entre as luzes da imponente Toronto, chorei agradeci a quem em orações pedi e a quem me ajudou a estar aqui, agradeci por ter amigos como a Gisele que varreu o centro de poa para buscar coisa que eu precisei, como a Claudete que sempre busca os tecidos que preciso, como a Rosangela que pintou um dos meus figurinos, ou o Gringo Sapateiro, que de tão prestativo, já faz parte da nossa historia...

Chegamos em Drummondville no início da manhã, os vietnamitas e guadalupenhos foram os primeiros a chegar no festival. Drummondviille lembra os filmes, a cidade é impecável, os gramados dos jardins não possuem cerca nem divisória emenda.

Aqui é a importante província de Quebec e todos falam Frances.

As 14:00 já tínhamos uma aula da coreografia de abertura que será nesta quinta-feira, as 17:00 tomamos um ônibus para o parque do festival e ele é estupendo, inacreditável, o palco é o maior que eu já vi, com plataformas móveis e dois tablados de espaço cênico imponente.
Os músicos ensaiaram no Palco Principal e no Palco 2 onde faremos interações com o publico, ensaiaram mais de 4 horas, foi puxado, ainda não tínhamos descansado e tivemos que fazer todo o mapa das afinações dos instrumentos. nós bailarinos, passamos as coreografias com o qual representaremos o Brasil na cerimônia de abertura, dançaremos folclore gaucho.
Já ensaiamos também a coreografia de integração, será dançada por todos os grupos irão se apresentar ao final da cerimônia de abertura, antes dos fogos de artifício. O coreógrafo canadense nos ensina a coreografia falando em inglês, mas uma intérprete nos traduz para o espanhol. Na reunião de recepção, consegui me virar bem com meu inglês que devo a professora Marciane.

As 21:00 tivemos um descanso, alguns minutos, valeu pela imagem do Rio que corta Drummondville, do sol das 21:00 e das centenas de garças em vôo, aqui escurece bem tarde.
Chegamos nos quartos as 22:00 e fomos recebidos com uma bela surpresa, o festival preparou duas tortas para nossos aniversariantes, jaqueline e o augusto, cantamos parabéns em mais de uma idioma, tinha gente de Guadalupe, do Canadá, da China, na “”festa de aniversário dos brasileiros”. Já presenteamos nossos guias e outros, que por internet ou fone, conhecemos antes de aqui chegar, agora vou dormir, só não me doem os poucos cabelos que ainda tenho.
palavras do leandro as 21:30 de terça"

Nas fotos acima os alongamentos realizados ainda durante a viagem no aeroporto do Galeão e na chegada ao Canadá, e o alojamento dos crissiumalenses no Canadá, que fica em uma escola.

Em breve Cleomar (foto acima) ao lado do Diretor da companhia Leandro Rupp, estarão nos trazendo novas imagens e informações.

Fotos: Cleomar Schwingel e GEMP Arquivo

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos