Notícia

Agricultura - 05/06/2019 - SENAR realizou curso sobre a aplicação correta e segura de defensivos agrícolas em Nova Candelária


Atividade fez parte da programação alusiva à Semana Nacional do Meio Ambiente

Dentre as atividades alusivas à Semana Nacional do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente juntamente com a Emater/RS-Ascar de Nova Candelária ofereceram nos dias 3, 4 e 5 de junho, um curso em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para falar sobre a aplicação correta e segura de defensivos agrícolas.

Ministrado pelo instrutor e engenheiro agrônomo Celso Prevedello, o curso teve como principal objetivo tratar sobre diversos aspectos a respeito do uso de agrotóxicos, em especial, sobre a preservação do meio ambiente e a conscientização para a utilização correta e segura, priorizando sempre a saúde do agricultor.

De acordo com o instrutor Celso, a utilização inadequada de defensivos agrícolas traz resultados degradantes à natureza, como por exemplo, a contaminação da água, atingindo diretamente a saúde das pessoas. “Precisamos nos conscientizar que o defensivo agrícola é importante para a produção, mas deve ser aplicado de maneira correta e segura. Quando não é manuseado da forma adequada, sem cuidados e equipamentos de proteção, além de desperdiçar dinheiro, atinge a natureza, a família, os vizinhos, as abelhas cuja mortandade aumenta a cada dia, podendo ainda acarretar em multas de valores altos em casos de fiscalização”, destacou.

Esta foi mais uma, das diversas oportunidades que o Município de Nova Candelária oferece aos munícipes, basta saber aproveitá-las.

Por: Dalvane Rafael - Jornalista e Assessor de Comunicação da Pref. de Nova Candelária. MTB 19061/RS.

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos