Notícia

Saúde - 05/06/2018 - Organização divulga programação da VI Mateada pela Vida


Evento acontecerá no dia 24 de junho

A Administração Municipal de Crissiumal e o Conselho Municipal de Política sobre Drogas estará realizando a 6º Edição da Mateada pela Vida, a ser realizada, dia 24 de junho, na Praça da Matriz das 9h às 17h pelo Conselho Municipal de Política sobre Drogas – COMAD. Essa ação é alusiva ao dia 26 de junho - Dia Internacional de Combate ao Uso de Drogas.

Prevenir o uso indevido de álcool e drogas constitui ação de inquestionável relevância nos mais diversos contextos sociais, em função da complexidade da questão e dos prejuízos associados ao abuso e à dependência a essas substâncias psicoativas. O uso de substâncias psicoativas altera a função cerebral e temporariamente muda a percepção, o humor, o comportamento, a consciência e a sua utilização contínua pode desenvolver uma doença chamada dependência. Daí a importância de uma atuação preventiva com vistas a evitar a doença e promover a saúde.

Uma estratégia preventiva conscientiza o público-alvo, reforça a autoestima e a autoconfiança; trabalha habilidades de resolução de problemas e necessidades definidas no contexto sociocultural; e conta com a mobilização de recursos comunitários e redes sociais. A proposta é atuar antes que os problemas se instalem e se cronifiquem. Desta forma, que surgiu o trabalho de prevenção ao uso de drogas, através da formação das Turmas do COMAD Juvenil e Junior, que trabalha prevenção ao uso de drogas com crianças de 9 a 10 anos e de 11 a 17 anos, através da parceria realizada pela Administração Municipal com a ABEMEC – Associação de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A realidade brasileira sobre investimento de recursos e políticas públicas direcionadas à prevenção ainda é muito incipiente. Em virtude da mentalidade sociocultural meramente curativa, hoje as noções são mais voltadas para o tratamento. “É importante lembrar que trabalho de prevenção, além de ser mais eficaz, é muito mais barato”, e as “Estimativas evidenciam que para cada um dólar investido em prevenção ocorre uma economia de até 10 dólares em tratamento para abuso de álcool ou outras substâncias”. O assunto é abordado no livro Prevenção ao uso de álcool e drogas: o que cada um de nós pode e deve fazer?, da Editora Artmed, pelos autores Alessandra Diehl e Neliana Buzi Figlie.

O evento da Mateada é voltado para a família, pois a prevenção deve começar na infância, em especial na família, que é o primeiro exemplo. A Mateada contará com diversas atividades. Desde já esperamos a todos, na 6º Edição da Mateada pela Vida.

Programação:

Apresentações Artísticas

Apresentações Musicais

Arvorismo

Brinquedos infláveis

Distribuição de erva mate e água quente – Seiva Pura

Distribuição de pipoca e algodão doce

Passeio a cavalo

Pedágio Educativo

Pescaria

Pintura no rosto

Sorteio de brindes

Tenda da Saúde

Tenda do Comad Juvenil

Tenda do Conselho Tutelar

Teste de Visão para crianças

Venda de Lanches

Venda de Artesanato - Casa do Artesão

Realização:

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Secretaria Municipal de Saúde

ABEMEC

ACI – Associação Comercial e Industrial

Brigada Militar

Conselho Tutelar

CTG Estância da Saudade

GEMP - Escola e Cia de Dança

Hospital de Caridade de Crissiumal

Igreja Batista Pioneira

Igreja Católica - CLJ

Igreja Congregacional

Igreja Jesus é o Caminho

Lions Clube e Leo Clube

Polícia Civil

Texto: Fernanda Cavalheiro - Assistente Social/Prefeitura Municipal de Crissiumal

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos