Notícia

Texto de Opinião - 05/02/2020 - Arte nas séries iniciais


Por professora Elizabete Cristina Emmel

O contato com a arte extremamente importante para crianças e adolescentes. No processo do conhecimento da arte são envolvidos, alem da inteligência e do raciocínio o objetivo e o emocional. Também grande parte da produção artística é feito no coletivo, desenvolvendo o trabalho em grupo e a criatividade.

Trabalhar arte nas séries iniciais é abraça o mundo com o próprio corpo é dar o direito da criança se expressar, cada um do seu jeito.  

O mundo da arte da arte e mágico, Lá tudo é possível, os sonhos se tornam realidade, e é nesse momento de magia que o professor precisa estar lá atento para poder oferecer todos os elementos artísticos. Quanto mais melhor, mais rica será á linguagem  e a expressividade. Dançar, pintar, cantar e dramatizar dentre outras formas de expressão humana.

Criar e deixa criar são caminhos que devem se percorridos, quanto mais cedo melhor, são necessários e urgentes.

A criança e um corpo amplo e fértil rapa a criatividade e a imaginação, e nos muitas vezes subestimamos sua capacidade e impedidos o seu desenvolvimento estético.

Cada vez que interferimos demais e conduzimos suas expressões artística criativa, estamos sufocando as possibilidades de novos saberes.

O ser humano e curioso, precisamos deixar essa criação acontecer, sem modelo prontos, seja na dança, seja no teatro, na musica e nas artes visuais. Mas claro não podemos esquecer do papel fundamental do professor que deve ser o interlocutor, promotor e o organizador do processo de criação. O professor e que enriquece as experiência dos alunos, promovendo o encanto com essas diferentes linguagens.

O aluno precisa ter possibilidades de se aventuras e ir alem do que lhe e indicado para poder buscar o seu eu e construir a suas próprias poesias.

PROFESSORA DE ARTES: ELIZABETE CRISTINA EMMEL

Postado: Leila Ruver
Vídeos