Notícia

Texto de Opinião - 05/02/2019 - Um olhar sobre a Ecoeficiência: usando os recursos naturais de forma consciente e racional


Por Professora Marília Elisa Rockenbach

Atualmente, a grande preocupação e os debates vivenciados em função da degradação contínua do meio ambiente são fatores que nos levam a tomar medidas e posturas para que essa situação possa ser revertida ou ao menos minimizada, logo, a adoção do uso sustentável dos recursos naturais e a utilização de produtos e serviços ecologicamente corretos tornam-se indispensáveis na contribuição para o sucesso da problemática.

Ao final da década de 80, introduziu-se na indústria o conceito de Ecoeficiência, que tem como finalidade reduzir o impacto ambiental e aumentar a rentabilidade, deixando claro o papel de cada um de lidar com as implicações ambientais de suas atividades, visando gerar na empresa uma nova consciência ambiental, demonstrando que a preocupação com questões ambientais é uma alternativa inteligente e eficaz na redução de custos.

A Ecoeficiência contém a ideia de exploração de reservas para um nível suportável pela capacidade estimada do planeta. São considerados elementos da Ecoeficiência: reduzir o consumo de materiais com bens e serviços; reduzir o consumo de energia com bens e serviços; reduzir a dispersão de substâncias tóxicas; intensificar a reciclagem de materiais; maximizar o uso sustentável dos recursos naturais; prolongar a durabilidade dos produtos; agregar valor aos bens e serviços.

Uma empresa é considerada Ecoeficiente quando passa a utilizar na fabricação de seus produtos uma menor quantidade de insumos naturais, redução no consumo de energia e minimiza os impactos ao meio ambiente, ou seja, produzir de forma Ecoeficiente significa fabricar produtos e executar atividades com qualidade, com menores impactos ambientais como consequência, em um menor período de tempo.

 No intuito de melhorar a qualidade de vida suavizando os impactos ambientais causados pela sociedade e por empresas, a Ecoeficiência pode ser vista como um modo de gestão que objetiva o aprimoramento ou redução do uso de recursos, diminuindo também os desperdícios e a geração de resíduos. A Ecoeficiência é uma estratégia para melhoria continuada dos produtos, processos, serviços, local de trabalho, qualidade de vida e para reduzir os impactos ambientais e os custos de produção. 

A busca pela competitividade por meio de novas estratégias de relacionamento entre empresas e a conscientização ecológica referente aos impactos que produtos e materiais provocam ao meio ambiente, também são consideradas motivação para transformar as relações de mercado.

A maior causa dessa degradação do meio ambiente pode ser considerada como sendo o padrão desenfreado e insustentável de produção e consumo existente, principalmente em países industrializados.

Desse modo a Ecoeficiência, tem sido uma oportunidade das organizações implementarem a Agenda 21 no setor privado, pois trata-se de um modelo que adapta os sistemas de produção organizacionais que já existem às necessidades ambientais e de mercado, ao mesmo tempo em que torna os negócios mais inovadores e competitivos. 

É a grande jogada mantida como “a iniciativa de se fazer mais e melhor com menos”, onde se estabelece uma conexão entre desempenho econômico e ambiental, reduzindo impactos ambientais, usando mais racionalmente matérias-primas e energia, reduzindo os riscos de acidente e melhorando a relação da organização com as partes interessadas.

Desde então, o conceito de Ecoeficiência vem sendo adotado por empresas do mundo inteiro, assegurando que seus sistemas de produção, produtos e serviços comprometam-se com um desempenho econômica e ambientalmente corretos. Salientando ainda que se a sociedade for exigente e consciente em seu consumo, os produtos nacionais de boa qualidade serão também mais valorizados, em detrimento dos inferiores.

Nesse sentido, a empresa que busca a Ecoeficiência tende a possuir condutas como a minimização do consumo de matérias-primas virgens e sua substituição por matéria reciclada concentrando esforços para diminuir a toxidade de seus produtos e aumentar sua vida útil, reduzindo o uso de energia elétrica entre os outros.

Praticar um programa de Ecoeficiência procederá na promoção de mudanças comportamentais para redução de resíduos, gerando resultados financeiros para as empresas. Além disso, como a motivação em se trabalhar por um ambiente mais sadio é grande entre as pessoas, ser Ecoeficiente está associado a maior motivação para se gerar um ambiente saudável de trabalho no local onde os operadores passam a maior parte de seus tempos, que é própria empresa.

A aplicação do conceito Ecoeficiência, é uma maneira das empresas se manterem competitivas no mercado, pois além da redução dos custos, são evitadas multas e problemas relacionados ao meio ambiente podem prejudicar sua marca.

Portanto, Ecoeficiência é o uso mais eficiente de materiais e energia, a fim de reduzir os custos econômicos e os impactos ambientais, no entanto, não deve ser responsabilidade apenas das empresas que aderem a esses princípios, deve ser papel de todos, a sociedade deve ser sensível e responsável por seus atos, por mínimos que sejam para sempre que possível tenham hábitos saudáveis com o meio.

 

Professora Marília Elisa Rockenbach

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas – UFPel

Pós- Graduada em Educação Ambiental - UNIPAMPA

Postado: Leila Ruver
Vídeos