Notícia

Agricultura - 05/02/2019 - Lideranças discutem estratégias para negociar com o Governo Federal e o Congresso Nacional


Reunião aconteceu nessa segunda

O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, e a tesoureira-geral Elisete Hintz, estão em Brasília, onde participam desde ontem (4) de reunião no Centro de Formação da CONTAG, com os demais presidentes e secretários de Políticas Sociais das Federações. As lideranças seguem até hoje debatendo e apresentando opiniões sobre as primeiras medidas tomadas pelo Governo Bolsonaro, a exemplo da Medida Provisória 871/2019; o papel da Marcha das Margaridas 2019 e; o posicionamento da CONTAG na defesa das pautas dos trabalhadores rurais. A MP 871 muda algumas regras de concessão dos benefícios pagos pelo INSS, penalizando, principalmente, os trabalhadores e as trabalhadoras rurais.

Com relação à MP, explica Joel, foi decidido que os STR's precisam continuar encaminhando os benefícios da Previdência Social. Para tanto, a estratégia adotada é procurar deputados de todos os partidos para que encaminhem emendas em nome da CONTAG e Federações. “Ontem participamos de reunião na Câmara dos Deputados para discutir estratégias de como trabalhar, pois temos até a próxima segunda-feira, dia 11, para encaminhar as emendas já construídas. Caso não haja êxito nesta ação, a CONTAG estuda medida judicial para manter os STR's encaminhando os cadastros para os agricultores familiares”, observou.

Em relação à negociação das pautas da agricultura familiar com o governo federal, o presidente da CONTAG, Aristides dos Santos destacou: 

“A CONTAG é uma organização sindical e é assim que ela vai trabalhar. Ainda na eleição entregamos nossa plataforma aos presidenciáveis. Seguindo os mesmos passos, passamos à equipe de transição do governo Bolsonaro também nossa plataforma com as demandas dos trabalhadores(as) rurais. Buscamos uma relação com o governo federal firmada no debate e no respeito, para assim mantermos os direitos da classe trabalhadora”, ressalta Aristides Santos, deixando claro que o Sistema CONTAG cumprirá sua agenda de negociação e articulação.

 

Fotos: César Ramos/CONTAG

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos