Notícia

Clima - 05/01/2012 - Seca muda a rotina das comunidades do interior de Crissiumal


Prefeitura Municipal tem priorizado o abastecimento de água potável

Cada dia que passa a estiagem na região aumenta e a seca está mudando a rotina de algumas localidades do interior de Crissiumal. Desde outubro passado sem chuva considerável o Município teve que decretar situação de emergência na semana passada, os prejuízos na agricultura são incalculáveis e o pior de tudo é que alguns moradores do interior sequer tem água para o próprio consumo.
     
Na tarde desta quinta-feira (05) nossa redação manteve contato com o Secretário de Agricultura de Crissiumal, Valmor Borba de Oliveira, que nos relatou que no momento a prioridade da Administração Municipal vem sendo com o abastecimento das propriedades onde não há água para o consumo de pessoas e animais. Como a previsão não é das mais otimistas, já que segundo os principais institutos meteorológicos nossa região voltará a ter chuva à partir do dia 13, o consumo racional de água é a saída.
     
Segundo ainda relata o Secretário, são inúmeros os pedidos diários de aberturas de valas de silagem e de bebedouros. As valas de silagem são para o aproveitamento parcial da safra de milho, que praticamente não terá produção final. O momento é difícil, e o Secretário relata da dificuldade em virtude de muitos agricultores necessitarem dos serviços ao mesmo tempo, em virtude das questões climáticas. Atualmente a Administração Municipal tem organizado as atividades com um roteiro por localidades, para que não haja perda de tempo.
     
Além do transporte de água aos locais mais precários (que provisoriamente é custeado pelo Poder Público Municipal) a Prefeitura Municipal irá colocar também de forma provisória duas caixas de água que servirão como reservatório para uso racional dos moradores de Cabeceira do São Vicente. Em outros locais também será utilizado este mecanismo. Com isso o caminhão tanque despeja a água em só reservatório, sendo os próprios moradores os responsáveis pela busca e distribuição racional da água.
     
A Secretaria de Agricultura também tem solicitado junto ao Estado e União a liberação de mais sementes de milho no sistema troca-troca e sementes de forrageiras, onde é aguardada uma resposta positiva em função da perda de grande parte das áreas de milho plantadas.
     
Outra grande perda começa a ser registrada na produção de leite, onde as conseqüências ainda aumentarão nos próximos meses, em virtude da falta de pastagens.
     
O Secretário Municipal de Planejamento, Iran Trentin, obteve a informação de que após solicitação desta Secretaria, o governo do Estado autorizou a perfuração de mais dois poços artesianos para o Município. Segundo Iran, os trabalhos começarão nos próximos meses conforme organização do cronograma de ordens de serviços.
     
Na tarde de quarta-feira a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura esteve pelo interior de Crissiumal, confira algumas fotos registradas:
     

A grama dos potreitos no interior está praticamente morta.

As pastagens também sofrem com a seca.

Riachos menores já não tem mais água.

 

Fotos: Cleomar Schwingel (Prefeitura Municipal de Crissiumal)

Texto e fonte: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos