Notícia

Texto de Opinião - 04/12/2017 - Resgate família e escola


Por Professora Elaine Mayer

O núcleo familiar é a base na formação do ser humano. É por esse meio que a pessoa é inserida no contexto cultural, onde aprende: valores morais, religiosidade, relações e interações com os outros, o cuidado de si próprio, o respeito e as responsabilidades.

A família é, ou deveria ser o lugar onde os pequenos, crianças e adolescentes tem a certeza da segurança e do amor fraterno, como também o incentivo ao crescimento como ser humano que aprende que tem qualidades e capacidades, a obedecer a normas e regras de convivência. Que a família seja seu porto seguro.

A escola é a abertura para o novo, a criança sai do núcleo familiar para uma aprendizagem ampla, que além de conteúdos, aprende regras e normas, o respeito pelo outro, o respeito às diferenças e muitas outras aprendizagens de convivência social.

Na escola, aos adultos cabe a responsabilidade de ensinar conteúdos e também comportamentos. É uma convivência diária sendo necessária que as crianças e adolescentes sintam confiança e segurança para crescerem e aprenderem sem criticas destrutivas, que aprendam com alegria sabendo que a escola também os ama e quer o melhor para eles, que sintam esse olhar, ao qual se espelharam para a vida; olhar de inclusão.

E para isso é necessário realizar um trabalho de resgate ao humano entre família e escola. 

Atualmente, e através de muitas gerações, muita criança vem para a escola sem base familiar, sem esse amor que os acolhe e incentiva, muitas vezes sem a noção básica de comportamento e convivência, respeito ao outro e as diferenças. Gerando dificuldades a aprendizagem de conteúdos e convivência social.

Sendo a escola a intermediária entre família e sociedade, trabalhar essas questões, que não são muitas vezes fáceis, mas que ao mesmo tempo leva a reflexão, como auxiliar nessa construção humana? Tão necessária as gerações futuras.

Esse resgate é urgente e necessário, a escola precisa acolher esses seres em construção, de ser humano gente e, fazer o possível e o impossível para que um dia eles possam olhar para trás e lembrar-se da escola como sua grande família na vida.

 

Professora Elaine Mayer

Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo 

01de dezembro de 2017

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos