Notícia

Vera Academia - 04/08/2017 - Coluna Vera Academia dia 04082017


Saúde com menos tempo de exercício

Tem as crianças, o trabalho, cuidar de casa e aquele trânsito entre uma coisa e outra. Tudo fica em primeiro plano antes de fazer exercício. Agora, suas desculpas acabaram. Quem vive reclamando de falta de tempo para cuidar da própria saúde precisa ouvir os pesquisadores de uma universidade do Canadá. De acordo com o estudo realizado em terras canadenses, dez minutos de exercício por dia, com apenas um minuto em ritmo intenso, três vezes por semana, dão um resultado impressionante.

Compararam-se dois grupos de homens sedentários na faixa de 20 anos de idade. Metade seguiu a receita padrão para manter a forma: dois minutos de aquecimento, 45 minutos de bicicleta em velocidade moderada, mais três minutos de desaceleração. Total: 50 minutos de exercício, três vezes por semana. O outro grupo fez o chamado "treinamento intervalado de alta intensidade", também três vezes por semana. Esse treino consiste em dois minutos de aquecimento, 20 segundos pedalando em alta velocidade, dois minutos em velocidade moderada, mais outros 20 segundos de explosão, de novo dois minutos mais lento, mais 20 segundos de intensidade máxima, e, por fim, três minutos desacelerando. Total: 10 minutos de exercício, com apenas um minuto em ritmo máximo.

Ao final de 12 semanas, os dois grupos tiveram resultados semelhantes. No aumento da capacidade cardiorrespiratória, na saúde dos músculos, e até na redução de açúcar no sangue, um fator importante para quem tem diabetes. No entanto é fundamental salientar que as explosões de velocidade podem não fazer bem a pessoas mais velhas e para quem tem doenças cardiovasculares. Sempre é preciso lembrar, antes de praticar exercícios, é preciso consultar o médico.

Mas para quem está bem de saúde, bastam esses 10 minutos por dia? Eu particularmente acho que o ideal é fazer mais, mas essa é uma opção eficiente para quem não tem tempo. A ideia é adequar os exercícios ao seu estilo de vida, e não ao contrário.

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos