Notícia

Agricultura - 04/08/2011 - Selo dá credibilidade a Agricultura Familiar


Cooper Fonte Nova de Crissiumal comercializa seus produtos em 9 municípios da região

Com as informações e texto de Vanessa Massmann (Jornal Colonial)


Atualmente a Cooper Fonte Nova comercializa seus produtos para nove municípios da região, entre eles Bom Progresso, Braga, Campo Novo, Crissiumal, Esperança do Sul, Humaitá, Redentora, Tiradentes do Sul e Três Passos, o que se deve principalmente à qualidade do produto, e ao selo da agricultura familiar. “Esta identificação dá rastreabilidade aos produtos e os leva para outros lugares”, comenta o Gerente da Cooper Fonte Nova Marcos Sossmeirer.


Além disso, hoje os projetos federais, como o PENAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar) definem que no mínimo 30% da merenda escolar devem ser provenientes da agricultura familiar, o que faz com que o selo comprove a procedência dos alimentos produzidos no município. “Este selo mostra à região que o alimento é produzido e comercializado diretamente pela agricultura familiar, evitando assim a pirataria de produtos, que muitas vezes prejudica o produtor”, esclarece Marcos.


Segundo ele, para conquistar o selo a Cooper Fonte Nova teve que enviar diversos documentos e manter contato constante com o MDA para esclarecimento de quaisquer dúvidas. “Como a Cooperativa já tem produtos de qualidade tudo se tornou fácil. Nosso foco não é trabalhar em cima do associado, mas sim com o trabalho dele. Procuramos sempre fomentar o sistema e isto se prova em cima desse selo, que chegou para dar mais credibilidade aos produtos da Cooper Fonte Nova”, diz.


O selo foi conquistado no início do ano e tem a validade de cinco anos, podendo ser renovado. É concedido às empresas, cooperativas e a agricultores familiares, para identificar produtos como verduras, legumes, polpas de frutas e laticínios, entre outros.


De acordo com Marcos, o selo confirmará aos consumidores a qualidade do produto e mostrará que o que por eles é consumido está dentro dos padrões da legislação. “Este é um selo nobre, que só é viabilizado pelo MDA às empresas que se enquadram nas exigências do programa. Tanto que aqui na região somente o Cooper Fonte Nova possui o selo e isto tem desencadeado a grande comercialização dos nossos produtos”.


Para o Gerente a presença do selo nos produtos da Cooperativa dá mais credibilidade ao trabalho feito. “Não basta dizer às pessoas que o alimento é da agricultura familiar, é preciso apresentar um selo que comprove tudo isso, para que a pessoa sinta-se segura em relação àquilo que está adquirindo”, finalizou.

 



Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos