Notícia

Agricultura - 04/04/2017 - Colheita da soja atinge 70% na área da Emater regional com sede em Ijuí


Tempo tem colaborado com a safra dos grãos

Dados do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, indicam que a colheita da soja, dentre os 46 municípios da área de abrangência, atinge em torno de 70% numa média geral. Porém, existem municípios em que o trabalho se aproxima dos 80%. Em propriedades menores a colheita está praticamente concluída. Existe mais oleaginosa para colher em lavouras de maior extensão, porém, se as condições climáticas forem favoráveis, é possível que o trabalho seja concluído até o final desta semana.

O agrônomo da Emater regional em Ijuí, Gilberto Bortolini, ressalta que o rendimento médio da soja está em cerca de 63 sacas por hectare. A tendência é que esse restante da oleaginosa ainda nas lavouras tenha um pouco de redução de produtividade, pois com a falta de chuva dos últimos dias o grão perdeu muito peso. Bortolini destaca que há casos de soja que registram 8,5% de umidade, quando o ideal é 14%.

Por outro lado, o agrônomo observa que ainda existe cerca de 9% de milho para colher, visto que a cultura ficou de lado para a colheita da soja. A média geral de rendimento do milho, incluindo produto sequeiro e irrigado, na área da Emater regional de Ijuí, está em 140 sacas por hectare.

 

Fonte: RPI

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos