Internauta do Guia Crissiumal coletou alguns exemplares
Volta e meia nos deparamos com as lagartixas, um pequeno réptil cada vez mais comum nas cidades.
Um internauta do Guia Crissiumal coletou alguns ovos de lagartixa do seu terreno e trouxe a redação do Guia Crissiumal para uma matéria, já que apesar de ver o animal, pouco se tem conhecimento sobre os ovos do mesmo.
Segundo o site Curto e Curioso alagartixa doméstica tropical é uma espécie de lagartixa originária da África, mas que está presente em praticamente todas as residências urbanas, principalmente em países tropicais. Elas são répteis que se adaptam facilmente ao nosso ambiente, pois se alimentam de pequenos insetos, como baratas, mosquitos, traças e até escorpiões. Por esse motivo, elas são ótimas aliadas na manutenção de nossos lares, e não há motivo algum para temê-las, afinal, são animais limpos e não transmitem doenças. Como elas também se alimentam de mosquitos, elas combatem a dengue.
Seu tamanho chega até cerca de 17cm, e sua vida dura aproximadamente 8 anos. A lagartixa doméstica também é conhecida como taruíra ou briba, e quando se sentem ameaçadas, podem "soltar" a cauda, facilitando sua fuga, pois o rabo fica se debatendo enquanto ela foge de seu predador. Mas nunca faça isso com uma lagartixa, pois quando ela solta seu rabo, o mesmo leva algumas semanas para se regenerar, e durante esse tempo elas ficam sem defesa, além de que o rabo nunca mais será o mesmo, pois só terá cartilagem. Mas vamos à pergunta:
Lagartixas põem ovos?
Por ser um réptil ovíparo, sim, elas põem ovos!
Cada fêmea pode ter mais de uma ninhada por ano, e depositam cerca de 2 ovos em cada uma delas. Os ovos das lagartixas têm cascas arredondadas de cor branca ou calcárea, com tamanho entre 10mm e 1 cm. Os filhotes nascem depois de 42 a 84 dias, e já podem até correr.
Na natureza, elas depositam seus ovos entre cascas de árvores ou na terra, mas em nossas casas, qualquer frestinha um pouco úmida já serve, como pequenas fissuras ou frestas de janelas.
Lagartixas transmitem doenças?
Vejamos alguns fatos sobre as lagartixas: elas não atacam, não matam ninguém, não transmitem doenças, não são venenosas e ajudam a manter o nosso ambiente livre de insetos desagradáveis, como baratas, mosquitos, moscas, etc... ou seja, não há motivo algum para preocupação. Pra quem não gosta de lagartixas, basta manter distância delas, afinal, elas também não são tão "chegadas" em contato humano.
Deixar que esses pequenos animaizinhos vivam suas vidas ajuda a manter o que resta da natureza, e com isso, você faz desse mundo um lugar melhor de se viver. Ajudem a divulgar essa idéia!
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet |