Notícia

Vera Academia - 03/08/2018 - Coluna Vera Academia do dia 03.07.2018


Pisada neutra, pronada ou supinada: conheça as diferenças

Você alguma vez já precisou pegar um sapato emprestado e teve a sensação de que o calçado estava gasto, não se adaptando direitinho ao seu pé? Pois isso acontece simplesmente porque cada pessoa tem uma pisada diferente, determinada por fatores biológicos e anatômicos, como a rotação dos joelhos, a flexibilidade das articulações e a própria forma natural dos pés. São basicamente 3 os tipos de pisada: neutra, pronada ou supinada. Acompanhe a coluna de hoje para conhecer um pouco mais sobre o assunto, aprendendo a diferenciar cada tipo, além de saber qual é o tênis ideal para cada uma e como é possível corrigi-las, fugindo das dores e contusões. Por mais que existam basicamente esses 3 tipos de pisada, vale lembrar que cada pessoa possui uma pisada diferente, de acordo com suas especificidades anatômicas e a influência de fatores externos. Pisada neutra: A pisada neutra seria, teoricamente, a pisada tida como correta. Mas isso definitivamente não significa que uma pessoa de pisada neutra esteja livre de possíveis lesões. Nesse caso, o pé se apoia uniformemente no chão, o arco da planta do pé é perfeito e não há desvios rotacionais nem para dentro nem para fora. Isso faz com que o peso corporal seja distribuído de modo mais homogêneo, favorecendo a estabilidade na hora da corrida ou de outras atividades físicas. Estima-se que um pouco menos da metade da população tenha a pisada do tipo neutro.

Pisada supinada: Quem pisa pra fora, ou seja, projeta a carga corporal para a lateral externa dos pés, possui a pisada supinada. Isso acontece com pessoas cujo arco do pé é muito acentuado, o famoso pé cavo, o que faz com que o apoio se desloque para a região lateral. Para identificar se sua pisada é supinada, basta observar a sola de um calçado seu já bem usadinho, comum, de base neutra: ele está mais desgastado nas laterais? Se sim, você é um supinador!

Pisada pronada: Você já ouviu falar no famoso pé chato? Esse é o pé de quem tem a pisada pronada, também conhecida como pisada para dentro. Esse é considerado o tipo de pisada da maior parte da população. Os pronadores são aqueles cujos pés fazem uma rotação excessiva para o lado de dentro, jogando o peso corporal para a parte interna dos pés. Nesse caso, fazendo o teste do calçado de base neutra, o desgaste estaria localizado na parte interna do sapato. Outra dica para descobrir qual é seu tipo de pisada é molhar os pés e pisar normalmente em uma folha de papel. Ao retirar os pés, observe as manchas deixadas pela água. O desenho é uniforme? Então sua pisada é neutra. Se sua pisada for pronada, toda a área pisada ficará molhada. Já no caso dos supinadores, a área molhada ficará concentrada nas laterais. Em caso de dúvidas, o ideal é consultar um ortopedista, que saberá diagnosticar corretamente seu tipo de pisada e indicar os melhores tratamentos e calçados para você.

Postado: Leila Ruver
Vídeos