Notícia

Curiosidades - 03/07/2019 - Na recuperação da ERS 305 trabalhadores descobrem bueiros que podem ter 80 anos


Bueiros são bastante antigos

Crissiumal começou a ser povoada a partir da década de 30, no Século passado. Diz a história que uma das primeiras estradas construídas ligava Crissiumal a Três Passos, a atual ERS 305.

Com o abandono por parte do Governo do Estado, a estrada tem sido recuperada por funcionários da Secretaria Municipal de Obras de Crissiumal desde a última semana.

Nesta quarta-feira o motorista da equipe, Eloir Vergutz, encaminhou ao Guia Crissiumal algumas fotos do que pode ser uma grande descoberta.

Entre as localidades de Lajeado Crissiumal e Alto Crissiumal existem bueiros muito antigos, feitos com pedras irregulares, que podem ter sido construídos na abertura da estrada para o escoamento da água. Eloir destacou ao Guia Crissiumal que um morador do local afirmou que os bueiros foram construídos por membros da família Caneppele, que foram pioneiros da região e que ajudaram no trabalho da abertura da estrada.

Embora tenhamos poucas informações sobre os bueiros vale o registro e o Guia Crissiumal estará nos próximos dias buscando mais dados para uma nova matéria.

Fotos: Eloir Vergutz, especial para o Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos