Notícia

Clima - 03/07/2011 - Domingo gelado antecipa frio histórico no Rio Grande do Sul


Dia iniciará com nebulosidade, mas no decorrer do período o sol deve aparecer no Estado

 

A MetSul Meteorologia alerta que o domingo gelado marcará começo de semana que tende a ser uma das mais frias da história recente do Rio Grande do Sul com frio em intensidade raramente vista durante os últimos 20 nos. Conforme a MetSul, o Estado deve ter mínimas negativas por até oito dias seguidos. Neste sábado, os termômetros já indicaram 0,5ºC negativo em Santana do Livramento e a tarde foi de frio histórico em Porto Alegre. “Este episódio é comparável em intensidade às históricas ondas de frio julho de 2000, julho de 2007 e julho de 2009”, segundo o meteorologista Eugenio Hackbart.

O domingo inteiro vai ser muito frio no Rio Grande do Sul. As primeiras horas ainda serão de muita nebulosidade com garoa na maioria das regiões, mas no decorrer do dia a cobertura de nuvens diminui gradualmente e o sol deve aparecer. Mesmo com a volta do sol, o frio segue intenso e as máximas à tarde não superam os 10ºC em grande parte do Estado. A fronteira com o Uruguai e a região de Uruguaiana, onde o tempo estará mais aberto na madrugada, deve registrar as menores mínimas com marcas de -1ºC a -3ºC.

O vento ganha força no decorrer do domingo e pode soprar com rajadas fortes em alguns momentos, deixando a sensação térmica extremamente baixa e desconfortável. O risco de transtornos pela vento é menor que no último fim de semana, quando intenso ciclone estava junto ao litoral do Rio Grande do Sul.

A MetSul prevê mínimas ao redor de 0ºC ou negativas em quase todos municípios gaúchos nos próximos dias, inclusive em Porto Alegre, onde raramente são anotadas marcas abaixo de zero. Neste século, somente em três oportunidades a temperatura chegou à casa de 0ºC na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, no bairro Jardim Botânico, na Capital: 0,0ºC (14/7/2000), 0,4ºC (12/7/2007) e 0,0ºC (25/7/2009). 

Os termômetros podem indicar 5ºC a 7ºC abaixo de zero em algumas das estações meteorológicas do Estado, não afastando a MetSul a possibilidade de 7ºC ou 8ºC negativos em baixadas dos Aparados em que não há monitoramento meteorológico. Os motoristas que trafegarem em rodovias da Serra devem estar atentos ao risco de gelo na pista, conforme a MetSul.

Na Campanha, uma das áreas que deve mais sofrer com o frio, os termômetros podem indicar de 2ºC a 4ºC negativos. Também no Noroeste, as mínimas podem chegar a 5ºC negativos, mas com valores interiores em baixadas. Na Grande Porto Alegre e no Centro do Estado, os registros podem se situar entre -1ºC e 3ºC.

Existe possibilidade de geada generalizada no Rio Grande do Sul inclusive nas praias do Litoral Norte e alguns bairros centrais de Porto Alegre, onde muito raramente há a formação do fenômeno. "A geada deve ser forte a severa em vários municípios, o que pode ter um enorme impacto na produção de hortaliças e outras culturas expostas ao frio", advertiu o meteorologista Eugenio Hackbart.

A MetSul não descarta neve nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e até em pontos isolados do Sul do Estado neste domingo, mas no decorrer do dia vão cessar as condições para o fenômeno na Metade Sul. Na Serra, onde tempo deve abrir somente mais tarde, segue a perspectiva do fenômeno no decorrer do dia. "Há uma remota a pequena chance de chuva congelada ou neve granular em áreas próximas do nível do mar do Centro e do Leste gaúcho", enfatizou Hackbart.




Fonte: MetSul

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos