Notícia

Texto de Opinião - 03/05/2017 - Que conversas - Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra

Palavras, discussões, críticas, fofocas, palavrões, notícias. Muitas palavras ofendem e distanciam as pessoas. Boas palavras, bons conselhos e o diálogo aproximam.

Diariamente ouvimos alguém nos falar e nós também não somos mudos. O ser humano é falante por excelência, comunicar-se é importante e para muitos silenciar é difícil. É verdade que existem muitas conversas vazias, sem conteúdo, outras ofensivas e outras ainda são apenas fofocas. Muitas vezes o assunto da conversa gira ao redor de algum próximo e ainda de modo especial sobre seus erros. Não podemos dar ouvido a tudo e nem tudo é preciso ou bom comunicar aos outros.

Jesus é a palavra viva do Pai. Poucas vezes Ele pergunta, mas quando faz uma pergunta é para nossa reflexão. Aos discípulos, que voltavam desanimados para casa, Ele pergunta: o que conversáveis no caminho? Eles confirmaram que só falavam da morte de Jesus, grande decepção para eles. Jesus se apresenta a eles com vida e vida nova para Eles. Não fosse a conversa de Jesus com eles, certamente, eles ou toda humanidade ainda estaria decepcionada. A conversa com Jesus mudou o rumo e a vida dos dois. E se nós hoje respondêssemos a pergunta de Jesus. Qual seria a resposta de cada casal? Qual seria a resposta dos namorados e noivos? Qual seria a nossa resposta com os amigos? Afinal o que ou de quem nós falamos? Os amigos falam bem dos amigos. Os Cristãos deveriam falar de Jesus. É sobre tudo na família que deveríamos falar mais de Jesus. Aliás, na família se fala, se conversa, ou se dialoga. Jamais deveriam surgir discussões ou críticas, pois, isto não une, mas distancia as pessoas. Mas existe também outra passagem bíblica onde Jesus pergunta aos discípulos; “Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho? Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior” (Mc 9,33-34). Além disso, cada um de nós tem a consciência que é como a antena que tudo capta e nos torna vigilante sobre o que falamos e o que fazemos.

Os discípulos foram questionados por Jesus sobre suas conversas. Nós também devemos estar muito atentos para não cairmos em conversas que nos comprometem, pois, existe um ditado que diz: “hoje para ti amanhã de ti”, ou seja, pessoas que hoje nos vem falar dos outros amanhã poderão falar de nós aos outros. Aos casais digo: que bom conversarem juntos sobre Deus ou rezarem juntos. No diálogo encontrarão palavras de amor e misericórdia. Aos jovens namorados ou noivos ao conversarem juntos sobre Deus ou fazendo juntos uma oração, certamente, sentirão a presença divina que lhes será uma força ou graça contra as tentações.

Amigos e amigas! Oxalá! estejamos todos atentos quanto ao que conversamos para não julgarmos e nem condenarmos pessoas sobre as quais conversamos. A boca fala daquilo que o coração está cheio.

Ariquemes, 03/05/17 Pe. Renato José Rohr scj.

Postado: Leila Ruver
Vídeos