Notícia

Política - 03/03/2017 - Vereadores de Crissiumal preocupados com a educação


Paulo Moacir Haas, Jeferson Carvalho e Elisia Tormes estiveram nesta quinta-feira na CRE

Os vereadores crissiumalenses Paulo Moacir Haas (PMDB), Jeferson Arndt de Carvalho (PP) e Elisia Maria Schmitt Tormes (PMDB) estiveram nesta quinta-feira (02) na 21ª Coordenadoria Regional de Ensino, em Três Passos. Lá se reuniram com a Coordenadora Adjunta Lurdes Dresch, discutindo assuntos relacionados à área da educação.

 

No início da noite os vereadores procuraram a redação do Guia Crissiumal aonde manifestaram sua preocupação com a educação no município, especialmente em virtude do fechamento de turmas e turnos das escolas estaduais do interior, que geraram a junção de turmas, o que segundo os vereadores piora a qualidade do ensino.

 

A vereadora Elisia Tormes destacou que sua preocupação está baseada na Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008 do Ministério da Educação, que estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo.

 

Os vereadores relataram ainda que tomaram a iniciativa de ir a CRE depois de serem procurados por inúmeros pais, inclusive com abaixo-assinados em andamento, segundo o presidente do Legislativo Paulo Moacir Haas.

 

Os pais também são contra o fechamento da educação infantil nas escolas estaduais do interior, que funcionava com servidores municipais deslocados às escolas estaduais, e que agora passará a acontecer apenas nas escolas municipais. “São crianças de 4 e 5 anos que precisam se deslocar longe das suas localidades de origem para irem as escolas municipais, estamos preocupados com o lado humano, com a adaptação e tudo mais. Por exemplo, várias crianças de localidades como Navegantes, Três Ilhas, Lajeado Joaquina, Caçador, Sussuaiá que vão ser transportadas até a Escola Riachuelo do Planalto. Alunos da Pré-Escola de Linha Brasil virão para a cidade. Isso não é correto”, destacou a vereadora Elisia Tormes, ex-diretora, ex-professora e ex-secretária de educação de Crissiumal.

 

"Iremos defender o interesse do povo, como coloquei dias atrás, quem precisar de nós, que nos procure", destacou o vereador Jeferson de Carvalho.

 

Paulo Moacir Haas relatou: “Iniciamos as conversas para chegarmos a um entendimento que contente todas as partes, precisamos buscar uma solução urgente”.

 

As conversas em relação ao assunto devem prosseguir nos próximos dias. O motivo do fechamento de turnos e turmas é a redução de gastos com o transporte escolar.

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos