Notícia

Clima - 02/12/2018 - Semana começa com temperaturas baixas e tempo firme no Estado


Final de semana foi de temperaturas amenas em Crissiumal

Apesar de estarmos em dezembro, a segunda-feira (2) tem previsão de amanhecer gelado e tempo firme no Rio Grande do Sul. Segundo previsão da Somar Meteorologia, a temperatura pela manhã deve ficar próxima aos 10°C em todo o Estado. As temperaturas mais baixas serão na Serra e na Campanha: São José dos Ausentes deve registrar o frio mais intenso, com mínima de 5°C.

A "friaca" incomum relembra que ainda estamos na primavera, uma estação de transição entre o inverno e o verão que dura até 21 de dezembro. Há risco baixo de geada, diz o meteorologista Caio Guerra: 

— O avanço de uma massa de ar frio pode ocorrer nessa época, e o Rio Grande do Sul é o primeiro Estado do Brasil a receber massas de ar polar. Essa massa é mais seca e deixa o tempo firme — explica. 

Mesmo com o sol, a temperatura não sobe muito por causa dos ventos que sopram de Sul e entram no Estado — o resultado é uma tarde amena, sem "calorão". A máxima prevista no Estado é de 24°C em São Borja, na Fronteira Oeste. Em Porto Alegre, os termômetros devem variar entre 13°C e 23°C. 

O frio, no entanto, só dura até terça-feira (4) de manhã, quando as temperaturas começam a subir aos poucos. O destaque é para a ação de um ciclone extratropical que estará no oceano provocando rajadas de vento de até 70 km/h e pancadas de chuva no litoral gaúcho. No resto da semana, o tempo deve ficar firme na maior parte das regiões.

Em Crissiumal o final de semana já foi de tempraturas amenas. A segunda-feira deverá ter temperaturas entre 12ºC e 23ºC. Na foto do topo, o entardecer do sábado.

Foto: Nilson Welter, especial para o Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos