Agricultura - 02/12/2018 - FETAG realizou assembleia geral e festejou 55 anos

Presidente do STR de Crissiumal participou do evento

A FETAG-RS realizou na sexta-feira (30) uma Assembleia Geral para Previsão Orçamentária 2019, na Churrascaria Casa do Gaúcho, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Às 9h iniciou a programação, quando o presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva deu as boas-vindas aos participantes. Ao lado de seus colegas de diretoria, que formaram a mesa, estava o vice-presidente da CONTAG, Alberto Broch, também diretor da FETAG, que disse que o dia era muito importante, pois se tratava da última assembleia de 2018 e, ao mesmo tempo, a comemoração dos 55 anos da Federação.

Depois houve a leitura do Edital de Convocação, seguida de nova leitura, discussão e votação da Ata da Assembleia anterior. Logo após, discussão, votação e a recomendação favorável do Conselho Fiscal para aprovação da Previsão Orçamentária para o ano de 2019, a qual foi aprovada pela assembleia.

Após a assembleia iniciaram os atos comemorativos aos 55 anos da FETAG, ocorrido no dia 6 de outubro, para festejar as cinco décadas e meia de lutas e de conquistas em favor dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais. Uma mística foi apresentada, a qual simbolizou a vida no meio rural e a trajetória do movimento sindical. Na sequência foi apresentado um vídeo institucional, retratando alguns dos principais momentos da história.

HOMENAGENS

Ao longo desses 55 anos de existência, que teve uma trajetória marcada por conquistas, que mudaram e melhoraram a qualidade de vida das famílias do meio rural e da forma de fazer e de ver a agricultura familiar, valorizando todos os seus saberes, o homem e a mulher do campo.

Joel não tem dúvidas em afirmar que todas essas conquistas foram obtidas com muita luta, organização e participação dos trabalhadores e das trabalhadoras nas mobilizações, tanto em nível nacional, estadual e municipal. “Somos gratos aos sete sindicatos que plantaram a semente e foram fundadores da FETAG-RS”, disse.

Os presidentes receberam um símbolo de todo reconhecimento do movimento sindical por iniciar esta história:

STR de Veranópolis - EUGÊNIO EDEVINO ZANETTI

STR Caxias do Sul - RUDIMAR JOSÉ MENEGOTTO

STR Taquari - ROMACI BRAGA DA SILVA

STR Antônio Prado - LUIZ CERON

STR Torres - JOSE CARLOS DE MATOS

STR Farroupilha - MARCIO ROBERTO FERRARI

STR Santa Rosa - NELSON DELLA VALLE

CONTAG e CTB

A FETAG prestou homenagem à CONTAG, pela dedicação na luta por mais conquistas à categoria dos agricultores e agricultoras familiares. O vice-presidente Alberto Ercílio Broch recebeu uma placa em homenagem à Contag.

Depois foi a vez da Central dos Trabalhadores no Brasil CTB pela luta e mobilização em favor da classe trabalhadora rural, que esteve representada por Sérgio de Miranda, diretor da Central e também 2° vice-presidente da FETAG.

ENTIDADES PARCEIRAS

As conquistas do movimento sindical não teriam sentido se não fossem para melhorar as condições de vida e de trabalho das famílias no meio rural. Por isso, várias entidades foram e são importantes para implementação na prática das políticas públicas.

Em agradecimento a elas, pelas parcerias firmadas ao longo desses 55 anos, recebeu placa o Sicredi. “A dedicação prestada aos agricultores, agricultoras e pecuarista familiares em conjunto com a FETAG-RS e seus sindicatos, possibilitando a implementação das políticas públicas e programas de crédito rural”, destacou Joel.

Sicredi - Diretor Executivo Gerson Ricardo Seefeld

Pela promoção e valorização do cooperativismo e associativismo:

Fecoagro – Sérgio Feltraco

Afubra – Benício Albano Werner

Sinditabaco – Carlos Palma

Federraroz - Anderson Belloli

Pela promoção social, capacitação e profissionalização dos agricultores contribuindo para sua integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania.

Senar - Francisco Lineu Schardong

Pelo fortalecimento do empreendedorismo da agricultura familiar.

Sebrae – Marco Antônio Bender

Promovendo a Assistência Técnica em Extensão Rural, Classificação e Certificação de produtos agropecuários.

Emater - Iberê de Mesquita Orsi

Pela luta em defesa dos assalariados e assalariadas rurais.

FETAR – Nelson Wild.

“Por tudo isso, a FETAG/RS e o conjunto do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais agradece a essas importantes parcerias construídas ao longo de sua história, que continuem se solidificando por longos anos pela construção de um meio rural e uma sociedade melhor para se viver e produzir o sustento do Brasil e do mundo”, completou Carlos Joel da Silva, presidente da FETAG.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver