Notícia

Saúde - 02/12/2017 - Dia Mundial de Luta Contra a AIDS teve ação da Secretaria da Saúde de Crissiumal


Viver com a AIDS é possível. Com o PRECONCEITO não. Deixe o preconceito de lado

Neste dia 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra o HIV/AIDS, uma das principais formas de prevenção – a informação – foi repassada pela Prefeitura de Crissiumal, através da Secretaria Municipal da Saúde, em uma tenda armada na Avenida Presidente Castelo Branco, próxima ao Supermercado Benedetti.

Profissionais da Secretaria distribuíram camisinhas masculinas e femininas para o sexo seguro; agendaram teste para HIV/AIDS, que será realizado nas ESF’s e deram orientações sobre a prevenção e o tratamento da doença.

A Secretária de Saúde Suelen Cocco acompanhou a ação realizada pelas enfermeiras Janaina Scherer (ESF2), Marta Petri (ESF1), Sandra Mara Konrat (ESF5) e Ester Fischer (ESF3), que durou o dia todo, no centro da cidade.

O material informativo distribuído, além de alertar sobre a prevenção da doença, enfatiza a importância de eliminar o preconceito contra as pessoas que tem HIV/AIDS. Quem vive com HVI pode levar uma vida normal, pode beijar, abraçar, namorar, trabalhar e fazer exercícios como qualquer outra pessoa. É claro que viver com o HIV, o vírus da AIDS, exige uma série de cuidados, mas existe tratamento.

Viver com o preconceito pode ser mais difícil do que viver com o vírus. O preconceito isola, dificulta o tratamento e faz muitas pessoas evitarem o exame, com medo de descobrir se têm ou não o HIV. Viver com a AIDS é possível. Com o PRECONCEITO não. Deixe o preconceito de lado.

 

Por: Andréia Cristina Queiroz – Jornalista e Assessora de Imprensa da Prefeitura de Crissiumal

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos