Notícia

Educação - 02/12/2017 - Depois de mais de 70 anos educando crissiumalenses, Escola Madre Paulina irá fechar em definitivo


Escola foi fundada em 1947

O final do ano letivo de 2017 será também o final definitivo de um dos educandários mais importantes de Crissiumal e região. Com a inauguração da nova Escola Municipal Benno Bender, na Rua Inhacorá, a Escola Municipal Madre Paulina deixará de existir.

A Escola Municipal Benno Bender é, talvez, a maior obra pública de todos os tempos em Crissiumal.  A obra é uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo Federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e está sendo edificada no terreno onde funcionava por muitos anos a Elegê Alimentos, área retomada da BRF Brasil Foods SA, pelo Município em 2013. Na construção da escola um investimento de mais de 3 milhões de reais. A nova Escola terá 3.228,08m² de área construída. O conjunto de edificações, que segue projeto do FNDE, é formado por oito (8) blocos distintos: com 12 salas de aula, laboratório, informática, biblioteca, auditório, grêmio, cozinha, pátio coberto, sanitários e vestiários, além, da área administrativa e quadra coberta, podendo atender 360 alunos por turno.A escola, em seu nome, terá uma homenagem ao Ex-Prefeito Benno Bender, que foi Prefeito de Crissiumal entre 1969 e 1975, onde em suas obras realizadas se destacam o abastecimento da cidade com água da Corsan, a construção do Posto de Saúde, da Delegacia de Polícia e da Escola Ponche Verde. Bender também foi Vice-Prefeito entre 1989 e 1992. Também foi Vereador após 1964, em duas legislaturas. Entre 1977 e 1983 foi suplente, voltando a ser Vereador entre 1983 e 1989.

O atual prédio da Escola Madre Paulina tem algumas dificuldades estruturais em relação a legislação vigente, especialmente no sentido de segurança e acessibilidade, como não possuir rampa no segundo andar, saídas de emergência, entre outros, o que geraria um investimento muito grande, em um prédio que sequer é do município, segundo os especialistas na área.

De qualquer forma ficará a saudade de um local que educou gerações e gerações de crissiumalenses.

Segundo o livro “Apontamentos Sobre o Passado de Crissiumal”, do histórico e saudoso escritor José Raymundo Pletsch, a Escola Madre Paulina foi fundada em 24 de março de 1947, sendo durante muitos anos mantida pela Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. As fundadoras foram as Irmãs Rosália, Felicidade, Pelágia, Tarcísia e a noviça Filomena Nicolodi. No início dos trabalhos a escola dava cursos profissionais de corte e costura, pintura, bordado, datilografia, entre outros. Um prédio de madeira foi construído em dois andares com a ajuda da população e inaugurado em 02 de abril de 1980. Em 1958 e 1960 a escola passou por novas ampliações e com a reforma do ensino, em 1971 chegou a ter 700 alunos distribuídos em três turnos. Em 1976 foi inaugurado o atual prédio de dois andares e a residência das religiosas. Já o pavilhão de esportes, quadra coberta, foi inaugurada em 1985.

Outro importante fato histórico da Escola Madre Paulina é de ser o berço do GEMP – Grupo Étnico Madre Paulina, que iniciou suas atividades na quadra da escola em 1995, sendo atualmente um dos mais importantes grupos de dança do estado do Rio Grande do Sul, além de ensinar a arte para mais de 100 crianças. 

Em 1997, com a crise das instituições particulares de ensino do município (Madre Paulina e Rotermund) o município já cedia professores às mesmas tendo em troca vagas gratuitas para alunos do município. Em 2001 a Escola Municipal Madre Paulina foi oficialmente criada pela Lei Municipal nº 1619/2001, mesma Lei que autorizou a locação dos prédios, que pertencem à congregação de freiras, deixando então a escola de ser particular.

Atualmente a escola possui cerca de 400 alunos, além de diversos profissionais que serão realocados na Escola Municipal Benno Bender a partir do início do ano letivo 2018.

O que será feito do atual prédio e instalações da Escola Madre Paulina ainda não foi definido.

A partir desta postagem o Guia Crissiumal estará contando histórias dos mais de 70 anos da Escola Madre Paulina, com personagens que viveram partes de suas vidas diretamente ligadas a ela. Na segunda-feira estaremos postando um texto da professora Cheila Plack Spohr. Se você tem uma história bonita dentro da Escola Madre Paulina escreva seu relato e envie para o clecio.ruver@hotmail.com.br que estaremos aqui postando também.

Fonte: Guia Crissiumal

Fotos: Clecio Ruver / Guia Crissiumal e Maguida Redel / Crissiumal Grandes Amigos

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos