Notícia

Vera Academia - 02/12/2016 - Coluna Vera Academia dia 02122016


Atividade física contribui para o bem-estar psicológico

 

A grande maioria das pessoas sabe que qualquer tipo de atividade física faz bem à saúde. Da mesma forma, essa mesma grande maioria começa a prática com um objetivo. Dentre os principais: perda de peso, definição, ganho de massa muscular ou simplesmente manter-se ativo.

 

O que nem todos param para pensar, ou não se dão conta, é dos benefícios psicológicos que qualquer tipo de atividade física traz.

 

Antes de tudo, é necessário saber que corpo e mente estão interligados e dependem um do outro para funcionarem corretamente. A própria prática de exercícios só acontece quando proveniente de uma motivação psicológica. Não é à toa que é muito difícil conseguir realizar alguma atividade quando estamos preocupados com alguma coisa, estressados ou depois de um dia difícil no trabalho, não é mesmo?

 

Então, se uma mente sadia resulta num corpo sadio, quais os benefícios que um corpo sadio pode causar à mente?

 

Toda atividade física causa a liberação de substâncias no cérebro, como serotonina, dopamina e endorfinas, responsáveis pela sensação de prazer, bem-estar e bom humor, reduzindo o estresse e auxiliando no sono, controle da ansiedade e impedem que tenhamos depressão.

 

As atividades físicas trazem benefícios diretos sobre capacidades cognitivas, melhorando a capacidade de raciocínio, memória, percepção e atenção. Por isso, é tão importante para quem está estudando ou cursando a faculdade inserir em sua agenda a prática de qualquer tipo de atividade.

 

Consequentemente, fugir do sedentarismo também resulta em melhoras no rendimento profissional. Muitas empresas já perceberam isso e incluem em sua rotina ginástica laboral ou incentivam seus colaboradores através de parcerias com academias ou criando seu próprio time de corrida.

 

A prática regular de atividades também gera bons resultados e melhora a aparência, o que resulta também numa melhora da autoestima e autoconfiança.

 

A prática esportiva também incentiva o convívio social, logo, a prática de novas amizades, o que também contribui para o bem estar psicológico.

 

Pode parecer difícil, mas a quebra da barreira do comodismo traz benefícios enormes à saúde física e mental de qualquer pessoa. Comece com um exercício leve, como uma caminhada, e vá aumentando seus desafios. Em pouco tempo, a atividade estará inserida em sua rotina, e seus benefícios serão notados, não só por você, mas por todas as pessoas que fazem parte do seu convívio!

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos