Notícia

Educação - 02/08/2019 - Merendeiras, cozinheiras e auxiliares de escolas municipais de Crissiumal receberam capacitação


Capacitação aconteceu no último mês

Aconteceu no final do mês passado, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Bender, a capacitação das merendeiras, cozinheiras e auxiliares das escolas municipais. O primeiro dia foi destinado para as profissionais das Escolas Municipais de Educação infantil, enquanto o segundo dia foi voltado às profissionais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, APAE e ABEMEC.

A capacitação foi realizada pela Nutricionista Nilva Bruxel, sendo que a abertura dos encontros foi realizada pela Secretária Municipal  de Educação e Cultura Janice Benatti, que desejou as boas-vindas a todas e reforçou a importância de cada uma em seu espaço no ambiente escolar, e que, além de cozinheiras também  são educadoras preparando e oferecendo sempre com muita dedicação, amor carinho as preparações à todas as crianças.

Na parte da manhã foram desenvolvidas atividades no auditório da escola referentes aos assuntos: como trabalhar em equipe, desafios e conquistas através de dinâmicas específicas, e vídeos explicativos. Ainda foi feito um reforço verbal e por vídeos, de todos os cuidados que os manipuladores de alimentos devem ter, pois possuem o compromisso e responsabilidade de oferecer preparações saudáveis e seguras para os alunos diariamente.

Além da parte teórica, houve também oficina de culinária  onde foram formados grupos que elaboraram algumas receitas nutritivas e saudáveis, na cozinha da mesma escola, como: Bolo de beterraba; Croquetes Assados com talos e folhas da beterraba; Bolinho de vegetais com fígado de frango; Torta salgada de batata-doce com recheio de filé de peixe e legumes; Iogurte sem leite sabor de morango com banana  e manga , sendo esta última receita específica para crianças com intolerância ao leite de vaca. Todas as preparações elaboradas foram degustadas e aprovadas pelas mesmas e, que no decorrer do ano, serão ofertados aos alunos. 

Fonte: Setor de Nutrição/SMEC – Prefeitura de Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos