Notícia

Cultura - 02/08/2017 - Depois de deixar a Bélgica, GEMP está na Holanda


Grupo está em Amsterdã

O GEMP, tradicional escola e companhia de danças de Crissiumal, que representa o Município e o Brasil em festivais de folclore por todo o Planeta, está na Holanda.

Depois de passar por Croácia, Áustria e Bélgica o grupo desembarcou em Amsterdã, de onde parte para o norte holandês, na região de Groningen, onde fará uma turnê em mais cidades, na região do Mar Báltico.

A delegação é composta por 22 pessoas. O GEMP está apresentando o folclore da Amazônia e do Pará, carnaval do Rio de Janeiro e de Pernambuco, cultura nordestina (ritmos típicos como xaxado e forró), candomblé da Bahia e folclore gaúcho.

O Guia Crissiumal conversou durante a tarde com o diretor do GEMP, Leandro Diel Rupp, que destacou que a saída de Amsterdã para o Norte da Holanda já acontece nesta quinta-feira, onde a turnê do GEMP é própria, organizada pela Comissão de Folclore Holandês, sem a presença de outro grupo de danças.

A saída da Bélgica havia acontecido na manhã desta quarta, onde o grupo se despediu das famílias das casas onde estavam hospedados. No Norte da Holanda serão cinco espetáculos, onde novamente bailarinos, músicos e equipe de apoio ficarão hospedados em casas de famílias, o que é bastante importante neste intercâmbio cultural entre os países.

Na foto abaixo o grupo e suas famílias acolhedoras na Bélgica:

A foto abaixo e a do topo já são da bela cidade de Amsterdã.

Fotos: Leandro Diel Rupp

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos