Notícia

Agricultura - 02/06/2020 - ASCAR completou 65 anos nessa terça


Associação foi fundada em 1955

A Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS) nasceu no Rio Grande do Sul em 1955 com a criação da ASCAR. A atuação dos extensionistas mudou a qualidade de vida de inúmeros agricultores do RS.

“É impossível lembrar do aniversário da Ascar sem falar do trabalho abnegado e comprometido de tantos extensionistas que fizeram e fazem a história da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) no Rio Grande do Sul". A afirmação é de Geraldo Sandri, presidente da Emater/RS e superintendente geral da Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar), ao avaliar os 65 anos da Ascar, celebrados nesta terça-feira (02/06).

A data também permite recordar as muitas ações de melhoria das condições de vida de quem vive no meio rural do RS, "pensadas, planejadas e realizadas pelos nossos extensionistas nos mais longíquos recantos, que só nós, da Emater/RS-Ascar, temos acesso. Isso é reflexo da vocação de cada técnico e de cada profissional que se dedica a garantir a produção, por exemplo, de alimentos em qualidade e quantidade, que abastecem a nossa população e contribuem para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado", ressalta Sandri.

UNIÃO, AVANÇOS E CONQUISTAS

Fundada no dia 02 de junho de 1955 para orientar o pequeno agricultor a acessar crédito supervisionado e desenvolver a agricultura e o bem-estar da sua família, a criação da Ascar teve como protagonista o diretor do Banco Agrícola Mercantil S.A., Kurt Weissheimer, também presidente da Ascar. A primeira turma, com 28 extensionistas rurais, continha 15 mulheres da área de bem-estar e 13 homens da área agronômica. O grupo fez o "pré-serviço" (treinamento) na Fazenda Ipanema, em São Paulo. De volta ao RS, os extensionistas colocaram em prática um dos mais tradicionais métodos de Extensão Rural, "visita às propriedades rurais".

No dia 14 de março de 1977 foi então criada a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), que se somou à Ascar. Unidas, a Emater/RS e a Ascar passaram a revigorar e a integrar o Sistema Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, sob a coordenação nacional da então Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater), com a missão de promover o desenvolvimento técnico-social.

Atualmente a EMATER/ASCAR de Crissiumal possuiu três técnicos / extensionista, Fernando Leichtveis, Jovino Bin e Ângela Roberta Cervi, além da estagiária Emanuelly Quatrim.

Abaixo, em vídeo, a homenagem de agricultores pela passagem dos 65 anos da Ascar.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos