Notícia

Curiosidades - 02/06/2016 - Francisca Brunilda Neuhaus completou 100 anos nesta quinta-feira


Mais uma história de longevidade

Conforme já havíamos anunciado no Guia Crissiumal nesta semana, estamos trazendo duas matérias sobre a longevidade de duas mulheres que fizeram parte da história de Crissiumal. A primeira delas foi publicada na terça-feira e destacava a história de Idalina Ruppenthal, de cem anos, relembre: http://guiacrissiumal.com.br/noticias/31-05-2016-A-historia-de-longevidade-de-Idalina-Ruppenthal,-com-100-anos-de-idade.

 

A matéria desta quinta-feira (02) traz a história de Francisca Brunilda Eckert Neuhaus, que completou 100 anos nesta quinta-feira.

 

Francisca nasceu no dia 02 de junho de 1916, em Bom Retiro do Sul, hoje município, na região Estrela. Casou-se com Nicolau Frederico Neuhaus.

 

O casal veio de Bom Retiro do Sul para Crissiumal em 1941, trazendo seu primeiro filho. Conforme ela lembra, a mudança de caminhão demorou quase três dias para chegar aqui.

 

No primeiro ano residiram em uma casa que era depósito de carvão, onde hoje é a empresa Klein. Nesta morada permaneceram por seis meses, período em que nasceu o segundo filho do casal. Em seguida, foram trabalhar por um ano propriedade de Meno Scherer, em Zona Quanz.

 

Em 1944, receberam ajuda de um comerciante da época, Sr. Jacób Nedel, para comprar 14 hectares de terra em Zona Quanz. Lembra que em dois anos de esforços, com bons resultados nas colheitas, conseguiram quitar as dívidas da terra e da casa.

 

Nos últimos anos residiu em São Sebastião, local em que ainda mantém a propriedade, onde no mês de abril passou alguns dias quando veio pra Crissiumal passear. Há três anos reside em Sapiranga com suas filhas, mas veio comemorar seu aniversário em São Sebastião Crissiumal.

 

O casal teve nove filhos: José Anselmo (em memória), Elio, Zuleica, Laurecia (em memória), Libania, Lurdes, Medilmo, Arlete e Natalci. 33 netos, 44 bisnetos e dois tataranetos.

 

Gosta de contar sua história: “Derrubei muito mato e trabalhei pesado e não achei nada difícil naquele tempo, tudo o que fiz foi com muito orgulho e vontade...A mudança de caminhão quase não conseguia passar pelas estreitas trilhas que havia na propriedade que tínhamos comprado para estabelecer nossa família”, destaca Francisca. Além disso, mesmo com 100 anos mostra muita lucidez, e continua apaixonada pela dança.

 

As duas personagens de longevidade das matérias do Guia Crissiumal foram vizinhas durante muitos anos, em uma amizade que permanece até os dias atuais e seus familiares residentes em Crissiumal ainda mantém relações bastante estreitas, de grande amizade, entre filhos, netos e bisnetos das centenárias mulheres.

 

Mensagem da família:

Cem anos...Quantas experiências, momentos felizes, jogos de carta e histórias para contar...

Quando ela nasceu, muita coisa ainda havia para acontecer, eventos esses que iriam mudar os rumos da humanidade: A primeira e Segunda Guerra Mundial, invenção da TV, surgimento da internet, do celular, enfim...Ao olharmos para tantos acontecimentos é que nos damos conta de quanto á vida se passa em 100 anos – Um Século!

A sua vida pode não ter mudado a história, mas foi decisiva para uma pequena fração da humanidade: Sua família e seus descendentes.

Afinal, todos carregam sua genética e suas histórias, que vão de geração a geração, agregando novas pessoas a esta família e que passam também a ter algo da “Vovó Francisca”. Assim como aqueles que ainda estão para nascer, dando a continuidade a esta história. É uma história sem fim! Vó Francisca...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Família Neuhaus

Edição: Guia Crissiumal

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos