Notícia

Curiosidades - 02/04/2017 - Colheita de soja com uso de trilhadeira em Crissiumal chama a atenção na internet


Vídeo foi feito neste sábado

A safra de soja em Crissiumal e região segue num ritmo acelerado, pela constante presença de sol nos últimos dias.

Cada vez mais rara, mas ainda existente, a colheita de soja com o uso da trilhadeira ainda foi filmada em Crissiumal, neste sábado (02), pelo internauta Lari Strasburger e repercutiu muito na rede social facebook.

Em contato com o autor do vídeo, Lari explica que o mesmo foi feito na propriedade da família Hertz, em Linha São Roque, mostrando o uso da trilhadeira para trilhar a soja onde a colheitadeira não conseguiu tirar os grãos da vagem ou a vagem da própria planta.

De qualquer forma nos remete a um passado não muito distante, onde Crissiumal e outras cidades da região tinham seus agricultores colhendo toda a soja “a muque”, com o corte da planta sendo realizado com uma foice, de forma manual, para depois ser “trilhado” em trilhadeiras, a maioria delas fabricada aqui mesmo, na empresa Ickert e Muller. Foi a rotina de muitos agricultores até o início dos anos 2000.

Assista abaixo ao vídeo:

Agradecemos ao internauta Lari Strasbuger pela disponibilização do mesmo, onde aparecem , os irmão Carmo e Felício Hertz, o crissiumalense Miguel Scheid, atualmente residente em Três Passos e o Sr. Armindo Strasburger, figura muito carismática e conhecida na região.

 

Foto: Lari Strasburger

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos