Notícia

Leite - 02/02/2018 - Crissiumal estuda Decretar Situação de Emergência em virtude da crise do setor leiteiro


Reunião discutiu a possibilidade na tarde desta sexta-feira

O Município de Crissiumal estuda a possibilidade de Decretar Situação de Emergência em virtude da crise na área leiteira.

Uma reunião foi realizada na tarde desta sexta-feira (02) no Gabinete do prefeito, reunindo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER e a prefeitura, através das secretarias de agricultura e administração, além da Defesa Civil.

A crise no leite afeta diretamente mais de 500 produtores de Crissiumal que produzem diariamente entre 120 e 140 mil litros de leite, que são comprados pelas mais variadas empresas. No último ano agricultores tiveram perdas absurdas no preço do produto, que teve defasagem de 0,70 R$ até mesmo de R$ 1,00 por litro de queda no preço do litro.

“Não podemos ficar de braços cruzados, precisamos mobilizar alguma solução para esta situação, a crise tem afetado todo nosso município, que depende bastante da agricultura. A cada dia temos agricultores desistindo da atividade e isso nos preocupa.”, relatou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marcos Zimmermann.

A partir de agora, técnicos das EMATER e da Secretaria de Agricultura estarão em busca de novos dados sobre a crise. A prefeitura está estudando a viabilidade legal do Decreto. Uma nova reunião será realizada na próxima quarta-feira.

 

Fonte / Foto: Clecio Ruver / PMC

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos