Notícia

Esportes - 02/02/2012 - Inter empata com Once Caldas na Colômbia e passa à fase de grupos


Jogo acabou empatado em 2 a 2

 

O Internacional carimbou seu passaporte para a fase quente da Libertadores. Após empate em 2 a 2, na noite desta quarta-feira, em Manizales (COL), o time vermelho se valeu da vitória de 1 a 0, em Porto Alegre, e arrancou a vaga para o Grupo 1, ao lado de Santos, Juan Aurich (PER) e The Strongest (BOL).

 

Em território colombiano, todos os gols foram marcados na primeira etapa de jogo. D'Alessandro (de pênalti) e Tinga anotaram para os gaúchos, enquanto Nuñez e González fizeram as honras da casa.

 

O Colorado volta a campo agora pelo Gauchão. Neste domingo, a equipe encara nada mais, nada menos, do que o clássico Gre-Nal, no Estádio Olímpico. Pela competição continental, a estreia na fase de grupos ocorre no dia 9, diante do Juan Aurich (PER), em casa.

- O jogo

A história não começou nada bem para o Internacional. Logo no primeiro minuto de partida, o árbitro mexicano viu pênalti de Nei, que fez carga sobre Beltran. Nuñez colocou a bola na cal e venceu Muriel, inaugurando o placar: 1 a 0. O gol incendiou os colombianos, que seguiram em cima. Aos 7 minutos, até mesmo a trave colorada foi carimbada, após bate-rebate na área.

Quando o filme estava se transformando em terror total, foi a vez do Inter ter uma penalidade a seu favor. Aos 10, Oscar foi derrubado na entrada da área. Dois minutos depois, D’Alessandro fez o dever e igualou o placar: 1 a 1. Mesmo assim, Pajoy teve a chance de colocar o Once Caldas em vantagem de novo, aos 16. Porém, cara a cara com Muriel, o atacante furou em bola.

A resposta colorada veio já no lance seguinte. Em lançamento nas costas da zaga, Damião cruzou rasteiro e Casierra, de carrinho, por pouco não colocou contra a própria meta. O lance demonstrava o crescimento do Inter no jogo. Aos 22, Bolatti encontrou D’Alessandro dentro da área. O camisa 10 girou e enxergou Tinga sozinho na frente do goleiro. O meia tratou de virar a partida: 2 a 1.

Mas a felicidade colorada durou muito pouco. Na saída de bola, o ataque colombiano envolveu a defesa gaúcha e González apareceu diante de Muriel para fuzilar, decretando o 2 a 2. E aos 29, o Once Caldas chegou perto de promover uma nova virada. Nuñez avançou pelo meio e chutou rente à trave direita.

Os colombianos seguiram em cima, buscando principalmente as jogadas aéreas e arremates de longa distância. Entretanto, a grande chance quem teve foi Oscar, aos 34. Em cruzamento da direita, Damião escorou de cabeça para o meia que entrava do outro lado da área, mas o garoto chutou por cima da meta. Os últimos minutos do primeiro tempo foram de um Once Caldas pressionando em busca do gol, enquanto o Inter, acuado, tentava se defender de qualquer maneira.

Assim como encerrou a etapa inicial, começava o segundo tempo: com o clube da Colômbia propondo o jogo. Mesmo assim, quem levou perigo pela primeira vez foi o Inter, através de chute de fora da área com Guiñazu, aos 4 minutos. Eis que aos 10 a torcida colorada levou um grande susto. Em cobrança de falta, Muriel soltou bola na pequena área e Del Valle apareceu para tocar para o fundo das redes. O auxiliar, no entanto, já assinalava a posição irregular do colombiano.

Aos 16, Reynoso quase chegou às redes novamente. Em bola cruzada, o atacante pulou mais alto que a defesa colorada e cabeceou sobre a goleira. No lance seguinte, em contra-ataque do Inter, D’Alessandro limpou o marcador dentro da área e teve tudo para marcar o terceiro gol. Porém, com um chute fraco, parou nas mãos de Martínez.

Preocupado com a defesa, Dorival sacou Tinga para a entrada de Elton. Mesmo assim, os donos da casa seguiram em cima. Aos 21, Pajoy cobrou escanteio direto para a meta vermelha e Muriel não alcançou, mas contou com a sorte para ver a bola se perder pela linha de fundo. Aos 26, Moledo falhou dentro da área e não conseguiu afastar a bola. Pajoy, ao invés de dominar, tentou uma bicicleta, que parou nas mãos de Muriel.

Ao mesmo tempo que era acossado, o Colorado criava oportunidades de contragolpe. Como aos 32, quando Damião, sem marcação, furou em bola em frente ao arqueiro inimigo. Pensando nisso, Dorival promoveu a entrada de Dagoberto, para a saída do próprio Damião.

E aos 40, foi a vez de Dagoberto perder incrível chance. O atacante recebeu livre, na frente de Martínez e tocou rasteiro. A bola beijou a trave e não entrou. Os erros davam maior ânimo para os donos da casa buscar o ataque, porém sem eficiência alguma - mais na emoção. Melhor para o Inter que comemorou sua terceira participação consecutiva na Libertadores da América.

 

> Libertadores 2012
Jogo de volta – 1ª fase


Once Caldas 2 x 2 Inter

ONCE CALDAS
Neco Martínez; Ramos, Acosta, Diego Amaya e Casierra (Cuero); Álvarez (Del Valle), Rivas, Mario González; Nuñez, Beltrán (Reynoso) e Pajoy.
Técnico: Pompilio Páez

INTER
Muriel, Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Tinga (Elton), D’Alessandro e Oscar (Fabrício); Leandro Damião (Dagoberto).
Técnico: Dorival Júnior

Gols
Once Caldas
: Nuñez (3min/1ºT), González (24min/1ºT)
Inter: D'Alessandro (12min/1ºT), Tinga (22min/1ºT)


Cartões amarelos
Inter: Nei, Oscar, Muriel

Público total: 18.250

Árbitro: Francisco Chacon (MEX)
Assistentes: Jose Luis Camargo e Juan Range (MEX)

Local: Estádio Palogrande, em Manizales (COL)
Data: Quarta-feira, 1º de fevereiro

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos