Notícia

Esportes - 02/02/2012 - Grêmio se recupera antes do Gre-Nal com vitória simples sobre o São Luiz


Kleber Gladiador, em jogada de Marcelo Moreno, marcou no 1 a 0 desta quinta

 

Depois de perder para o Juventude, chegando a duas derrotas em três jogos pelo Estadual, o Grêmio recuperou-se no início da noite desta quinta-feira, vencendo o São Luiz de Ijuí no Estádio Olímpico por 1 a 0. Kleber Gladiador marcou o gol solitário da partida, válida pela quarta rodada da Taça Piratini - o primeiro turno do Campeonato Gaúcho.

Com a vitória o Grêmio sobe para 6 pontos no Grupo 2, enquanto o São Luiz permanece com 5 na chave 1. No domingo, às 19h30m, o Grêmio tem pela frente o Gre-Nal marcado para o Olímpico; às 17h, o São Luiz visita o Novo Hamburgo.

grêmio são luiz kleber gladiador gol gauchão (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Kleber fez um gol e errou um pênalti no primeiro tempo (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

 

Gladiador erra e acerta

Sem Douglas, liberado para negociar com o Corinthians após o Grêmio aceitar proposta oficial dos paulistas, Caio Júnior confirmou o retorno do 4-4-2 quase em duas linhas com o qual havia iniciado a temporada. Marco Antonio e Leandro foram os meias, abertos pelos lados, com Fernando e Marquinhos centralizados; à frente, Kleber recuava para buscar jogo entre o meio-campo e o centroavante Marcelo Moreno.

Assistir ao primeiro tempo foi tarefa que impôs certo sofrimento aos espectadores. Lento, sem criatividade, simplificando jogadas em ligações diretas para a dupla ofensiva - sempre interceptadas pelos fortes zagueiros do 3-6-1 do São Luiz - o Grêmio parecia disposto a ninar seus torcedores.

Jean Pierre Gonçalves, árbitro da partida, até que tentou dar um pouco de emoção ao final de tarde chuvoso. Em lance fora da área, aos 27, marcou pênalti sobre Leandro. Mas Kleber cobrou na mesma velocidade da partida - devagarinho - e o goleiro Vanderlei defendeu.

O Gladiador, entretanto, conseguiu se redimir ainda no primeiro tempo. Aos 41, Marcelo Moreno serviu de calcanhar, e Kleber entrou livre para chutar de canhota: 1 a 0, apesar da atuação coletiva pouco inspirada.

Sem alteração de cenário

Do vestiário o Grêmio retornou com uma inversão que em nada alterou a estrutura tática inicial: os meias trocaram de lado, com Leandro à direita e Marco Antonio à esquerda. Mas a equipe de Caio Júnior seguiu dependente de seus atacantes.

Os demais jogadores sempre os procuram em passes diretos pelo chão - como no lance do gol - apostando na qualidade individual de Kleber e Moreno para decidir. Não à toa, o técnico gremista disse que a formação tática inicia pela dupla ofensiva.

Em sequência de cruzamentos altos para a área, o São Luiz chegou a pressionar o Grêmio, que limitou-se a sair em contra-ataques rápidos. E vagarosamente os ponteiros do cronômetro chegaram ao minuto final, confirmando a vitória do Grêmio por 1 a 0. Houve tempo, ainda, para Caio Júnior colocar os jovens estreantes Felipe Nunes e Felipe Guedes.

 

Eduardo Cecconi - Globo.com

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos