Notícia

Agricultura - 02/01/2020 - Milho tem apresentado boa produção em Crissiumal


Colheita de silagem iniciou em 08 de dezembro

Nos últimos dias em Crissiumal, mesmo no feriado, foi perceptível o movimento de máquinas e de caminhões trabalhando na safra de milho.

Segundo a EMATER, são cerca de 6000 hectares do grão plantados no município (somando silagem e milho em grão). O chefe do escritório da EMATER Fernando Leichtveis ainda destacou ao Guia Crissiumal que mais tarde haverá a safrinha, onde serão mais entre 1700 a 2000 hectares de plantio.

A colheita de silagem começou pelo dia 08/12. A colheita de grãos começou no dia 23/12. A silagem já está com cerca de 75% da área colhida, já os grão em aproximadamente 15%.

A produção tem sido boa, especialmente no milho semeado em agosto. No geral, as lavouras de milho apresentam bom desenvolvimento, boa aparência e baixo índice de ataque de pragas e de incidência de doenças. A silagem tem rendido em torno de 40 toneladas\ha. Já o grão está produzindo cerca de 130 sacas / ha de média. Variando de 100 a 180 sc/ha dependendo da tecnologia empregada e do manejo.

Com o calor dos últimos dias, tempo seco e chuvas esparsas, a tendência é diminuir a produtividade das lavouras que estão mais atrasadas.

Colaborou Fernando Leichtveis

Fotos: Fernando Leichtveis

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos