Notícia

Vera Academia - 01/12/2017 - Coluna Vera Academia dia 01122017


Atividade física contra a Ansiedade, Stress, Depressão e outros

O Exercício é conhecido por criar novos neurônios excitáveis do hipocampo, uma área do cérebro envolvida no pensamento e as emoções.  Mas, isto sugere que o exercício pode induzir a ansiedade em pessoas fisicamente ativas. Ironicamente as pesquisam mostram que o exercício está associado à redução da ansiedade e gerando bem estar e calma, ou seja, o exercício cria novas células cerebrais excitáveis e acalma-os quando necessário.

Os neurônios ‘jovens’ podem ser propensos a fácil excitação, tornando-os bastante eficiente na indução de ansiedade. O exercício físico cria novos neurônios excitáveis em abundância, o que é benéfico em longo prazo, mas aumenta as taxas de ansiedade no curto prazo.  No entanto, um novo estudo animal comparando ratos treinados com ratos sedentários descobriu que enquanto “cérebros” dos animais continham muitos e novos neurônios excitáveis, eles também continham novos neurônios projetados para liberar um neurotransmissor chamado, ácido gama-aminobutírico (GABA). 

GABA inibe a descarga neuronal excessiva. Isso ajuda a induzir um estado natural de calma, comumente descritos em medicamentos anti-ansiedade que  exercem um efeito calmante desta mesma maneira, impulsionando a ação do GABA.

O Exercício parece ir um passo além, tanto que quando os ratos foram posteriormente expostos a uma situação estressante, o estudo descobriu que os ratos que exercitavam, ao contrário dos ratos sedentários, responderam com apenas uma corrida inicial diminuindo a ansiedade, seguido de calma. Exercício pode ser uma chave de tratamento anti-ansiedade.    Alguns psicólogos colocam o exercício como principal forma de tratamento para transtornos do humor e depressão, ansiedade e outros. A pesquisa mostrou mais uma vez que os pacientes que seguem regimes de exercício regulares tem uma melhoria em seu estado de espírito. Melhorias comparáveis às daqueles tratados com medicação.    

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos