Notícia

Esportes - 01/09/2011 - Dupla Grenal em mais uma noite de maus resultados no brasileirão


Grêmio perdeu para o Corinthians e Internacional empatou com o Santos, veja os gols.

Grêmio perde para o Corinthians por 3 a 2 no Pacaembu

Em jogo que teve de tudo, desde pênalti até expulsões, time da casa se segurou no fim e levou a melhor

 

Por pouco o Grêmio não sai do Pacaembu com ao menos um empate. Jogou melhor durante boa parte do jogo, mas volta para Porto Alegre com uma derrota por 3 a 2, em partida válida pela abertura do segundo turno do Brasileirão, na noite desta quarta. O confronto teve de tudo: gols, pênalti, reclamações, grandes defesas e expulsões.

O placar foi aberto com Chicão, de pênalti, no primeiro tempo. Ainda na etapa inicial, Douglas empatou de falta. No segundo tempo, Paulinho colocou a equipe da casa novamente na frente, e depois Ramon ampliou a vantagem. Por último, André Lima diminuiu.

Com a vitória, o Corinthians segue na liderança, agora com 40 pontos. O Grêmio fica em 15º, com os mesmos 21. O Tricolor corre o risco de entrar na zona de rebaixamento dependendo de alguns resultados paralelos na rodada.




Chances para os dois lados

O jogo começou com bons lances ofensivos para as duas equipes. A saída no primeiro tempo foi para o Corinthians, mas quem logo tomou a bola e arriscou ao gol foi o Grêmio. Escudero aproveitou a desatenção da defesa adversária e deu bom passe para Marquinhos. O meia tentou da entrada da área, mas errou o alvo.

Cinco minutos depois foi a vez do Corinthians chegar com perigo. Em uma bola lançada para a área tricolor, Liedson tenta dominar e finalizar, mas Adilson surge no momento certo para afastar. Na sequência, o Grêmio novamente assustou, com Marquinhos mandando para fora mais uma vez, e depois com Ramon cortando a bola da frente do gol após cobrança de escanteio.

Alvo de críticas antes da boa atuação no Gre-Nal do último domingo, o goleiro Victor fez duas grandes defesas na etapa inicial. A primeira foi aos nove minutos, em um chute forte de Alessandro da entrada da área. A bola desviou enquanto o camisa 1 já estava quase sentado no gramado. Mas ele conseguiu se recuperar e tirar com uma das mãos.


Lance duvidoso e placar aberto

Aos 16 minutos, um lance duvidoso dentro da área gremista resultou em pênalti para o Corinthians. A bola foi alçada na área, e Adilson subiu para cortar ao lado de Emerson, que tentava cabecear. Ele caiu e o árbitro André Luiz de Freitas Castro, de Goiás, assinalou a penalidade máxima. Nas imagens mostradas na televisão, não houve irregularidade.

Adilson ainda foi advertido com um cartão amarelo pelo lance. O volante reclamou, mas de nada adiantou. Chicão se posicionou, correu e acertou o canto direito de Victor.

Depois do gol, o Grêmio parece ter sentido um pouco a desvantagem. Passou a ser pressionado pelos donos da casa, que cresceram na partida. Até que uma nova boa defesa de Victor parece ter despertado a equipe novamente.

Aos 25 minutos, Saimon escorregou na área e perdeu a bola. Liedson aproveitou e finalizou. O camisa 1 tricolor estava lá para evitar que ela entrasse.


Grêmio empata com golaço de Douglas

O Grêmio se recuperou. Aos 33, em um belo chute de Julio Cesar de longa distância, a bola ia em direção ao gol, mas o goleiro Júlio César conseguiu colocar para escanteio. Enquanto isso, a televisão mostrava a imagem da torcida gaviões da Fiel, do Corinthians, com uma faixa grande com a seguinte frase: “Douglas, eternamente em nossos corações”.

Mais tarde, justamente ele, Douglas, daria um presente indesejado aos corintianos. Aos 39 minutos, Edenilson derrubou André Lima perto da área e levou o cartão amarelo. O camisa 10 tricolor se posicionou para a cobrança de falta. E acertou um belo gol para empatar o jogo no Pacaembu, aos 40.

Adorado pela torcida alvinegra, Douglas já havia marcado contra seu ex-clube no turno do Brasileirão, na vitória do adversário por 2 a 1 no Olímpico, e também no ano passado, quando o Grêmio venceu por 1 a 0 no Pacaembu, no jogo que marcou a retomada da equipe na temporada passada.

O primeiro tempo terminou com a igualdade no placar: 1 a 1.


Grêmio volta melhor que o Corinthians

No segundo tempo, os gremistas retornaram ao campo melhores que os corintianos. Os primeiros minutos foram de bons lances dos visitantes, mas a bola não entrou. Depois de Danilo reclamar uma penalidade de Rochemback sobre ele e que não foi marcada, aos dois minutos, aos sete, Escudero recebeu de Marquinhos e chutou de longe mesmo, para fora.

Ainda no início do segundo tempo, Celso Roth teve que fazer a primeira troca. Vilson sentiu dores musculares e Edcarlos entrou no lugar dele. Na sequência, Douglas tentou fazer um novo gol bonito, mas desta vez Júlio César alcançou a bola. Fez uma defesa difícil espalmando para escanteio.


Jorge Henrique entra e muda o jogo

Aos 18 minutos o técnico Tite promoveu a entrada de Jorge Henrique, que começou a partida no banco de reservas. Danilo saiu. E a partir daí o jogo mudou. Na primeira participação ofensiva dele, saiu um gol.

Paulinho recebeu de Jorge Henrique pelo lado direito da área e concluiu com força ao gol, sem chances para Victor, que foi ba bola, mas não conseguiu espalmar, aos 20 minutos. Dois minutos depois, mais um gol.

Jorge Henrique fez lançamento para a área e Liedson escorou para Ramon, que não tomou conhecimento na marcação e empurrou para as redes.

Parecia que tudo conspirava a favor para o Corinthians. Mas Liedson foi expulso. Aos 24, ele fez a segunda falta dura para levar o segundo amarelo e sair de campo.


André Lima faz o dele

Celso Roth fez suas duas substituições que faltavam ao mesmo tempo, após a expulsão de Liedson. Entraram Leandro e Brandão para as saídas de Escudero e Marquinhos. Um minuto depois, aos 28, André Lima diminuiu a vantagem corintiana.

Em escanteio cobrado, André Lima, bem posicionado em frente ao gol, e sem marcação, cabeceou e acertou.

E teve mais vermelho. Novamente para o Corinthians. Ao ser avisado da substituição, Edenilson demorou para deixar o campo e o juiz não perdoou. Mostrou o segundo amarelo a ele e, em seguida, o vermelho.

O Corinthians ficava com dois a menos com quase 35 minutos no cronômetro. Tite fez outra troca, com Wallace no lugar de Emerson.

O jogo seguiu e Leandro concluiu a gol após o juiz apitar o impedimento. Ele deu o amarelo para o atacante gremista. Foi o terceiro dele, portanto não enfrenta o Atlético-PR na próxima rodada.

O Grêmio bem que tentou nos minutos finais, mas não conseguiu empatar. O Corinthians, mesmo com menos jogadores, se segurou bem, com a ajuda do goleiro Júlio César, que fez boas defesas e salvou a equipe, pegando bons chutes de André Lima e Rochemback.

Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o Atlético-PR, de Renato, no Olímpico. O Corinthians tem o Coritiba pela frente.



Ficha do jogo

Corinthians (3)
Júlio César; Alessandro, Chicão, Paulo André e Ramon; Ralf, Paulinho, Edenílson e Danilo; Emerson e Liedson.
Técnico: Tite.

Grêmio (2)
Victor; Adilson, Vilson, Saimon e Julio Cesar; Fernando, Fábio Rochemback, Marquinhos, Douglas e Escudero; André Lima.
Técnico: Celso Roth.


Brasileirão 2011, 20ª rodada
Estádio:
Pacaembu, em São Paulo.
Horário: 18h.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (Goiás), auxiliado por Marrubson Melo Freitas (Distrito Federal) e Fábio Pereira (Tocantis).
Gols: Chicão, Paulinho e Ramon (Corinthians); Douglas e André Lima (Grêmio).
Cartões amarelos: Edenilson, Liedson (Corinthians); Adilson, Douglas, Leandro, Rochemback (Grêmio).
Cartões vermelhos: Edenilson, Liedson (Corinthians).



Próximos jogos:
04/09 - Grêmio x Atlético-PR
08/09 - Bahia x Grêmio
11/09 - Grêmio x São Paulo

 

Inter relaxa após 3 a 0 e cede empate incrível para o Santos no Beira-Rio

Em 15 minutos, time de Muricy marcou três gols no segundo tempo e igualou em 3 a 3

Em 15 minutos, o Inter deixou escapar talvez a sua vitória mais tranquila no Brasileirão. Na noite fria desta quarta-feira, vencia o Santos por 3 a 0 no Beira-Rio até aos 31 minutos do segundo tempo, com gols de Bolívar, Damião e Oscar. A partir de então, Borges (duas vezes) e Alan Kardec deixaram o Beira-Rio calado, incrédulo e completamente confuso. Os jogadores rumaram ao vestiário cobertos de vaias.

O empate, somado à derrota no Gre-Nal de domingo, repercute na classificação. O Inter cai para a 10ª colocação, com 28 pontos, sete pontos atrás do G-4. O próximo desafio é na distante Fortaleza, diante do Ceará, no domingo.

 

No primeiro tempo, foi um time bem diferente daquele que saiu derrotado no Gre-Nal no domingo. Mostrou empenho e organização tática invejável, e ainda ganhou qualidade com os retornos de Guiñazu, no meio-campo, e principalmente Nei, na lateral-direita.

O Santos até tentou se mostrar um visitante indesejado. Nos primeiros minutos, tocava bola de pé em pé, orquestrada sempre por Ganso e Neymar. Durou pouco.

Já aos três minutos, Nei mostrava que estava afim de jogo. Tentou “chapelear” o lateral-esquerdo Léo e sofreu falta, arrancando um amarelo para o adversário. Na cobrança de Andrezinho, Edu Dracena afastou a bola que se direcionava a Damião.

O primeiro gol colorado brotou aos sete minutos. Andrezinho cobrou escanteio da esquerda e a zaga santista afastou mal. Ao lado da grande área, Elton pegou o rebote e alçou bola no segundo poste. Bem postado, Bolívar apareceu para desviar para as redes.

A resposta foi imediata com Borges, goleador do Brasileirão. Quase na pequena área, o centroavante chutou em diagonal, sem grande força. Muriel espalmou pela linha de fundo. Aos 19 minutos, Nei avançou em velocidade e, quase da risca da linha de fundo, conseguiu um cruzamento “procurante”. Marcado pelo baixinho Pará, ficou fácil para Damião testar e marcar o gol. No minuto seguinte, Dellatorre se livrou de Edu Dracena e obrigou a Rafael fazer boa defesa.

O meio-campo colorado funcionava como uma máquina. Na Andrezinho e Oscar armavam e ajudavam na marcação. De Andrezinho, Damião recebeu lançamento perfeito e ganhou no corpo de Durval. Entrou na área e bateu de canhota. Caprichosamente, a bola foi nas redes, mas pelo lado de fora. Ajoelhado, o camisa 9 lamentava o lance perdido.

O Santos pouco fez na primeira etapa. Aos 41, Danilo cobrou escanteio fechado que fez curva perigosa. Atento, Muriel afastou de soco.

Na saída para o intervalo, Nei, de intensa movimentação ofensiva e defensiva, foi o jogador mais aplaudido pela torcida. Um verdadeiro pedido de desculpas. Amigos fora dos gramados, Oscar e Neymar trocaram abraços antes de ingressarem no túnel.

Segundo tempo

Muricy Ramalho colocou o Santos ao ataque para a etapa complementar. O treinador tirou Pará e colocou o centroavante Alan Kardec, ex-Inter. Desta forma, postou o time no 4-3-3.

E o time paulista foi para cima, trocava passes no campo ofensivo, mas não conseguia levar vantagem. A defesa colorada era como um paredão. Até mesmo Oscar ajudava na marcação, quando o lateral-esquerdo Léo subia. 

O Inter era mais perigoso. Aos 12, Andrezinho cobrou escanteio e Damião subiu com estilo e cabeceou uma “bomba”, que saiu pela linha de fundo, próxima ao poste. Aos 16, foi a vez de Dellatorre desviar de cabeça, por cima do travessão.

A primeira oportunidade real de gol do Santos na partida saiu aos 19. Ganso aproveitou rebote na entrada da área e arrematou rasteiro, à esquerda da meta de Muriel. Pouco depois, Borges girou na grande área e chutou com força, e foi vencido mais uma vez pelo arqueiro colorado.

Aos 25, Bolívar foi agarrado na área e o árbitro apitou a penalidade. Oscar chutou rasteiro, no canto direito: 3 a 0.

Parecia que seria uma goleada colorada. Por incrível que pareça, o jogo se tornou tenso.  

O Santos conseguiu descontar aos 31. Em erro da defesa colorada, Alan Kardec recuperou lance perdido e fez o cruzamento. Borges se antecipou a Muriel e escorou para as redes.   

Depois, foi a vez de Borges retribuir a assistência. Cruzou rasteiro e encontrou Alan Kardec livre na área. Não perdoou e recolocou o Santos na partida.
Aos 38, Neymar fez um carvanal na área, se livrou da marcação de dois jogadores e concluiu com muito perigo.

Mas três minutos depois, não teve jeito. Borges saiu do lado esquerdo, invadiu na área, e tocou no canto esquerdo de Muriel. Empatou um jogo que estava praticamente vencido. O Santos só não venceu o jogo porque Neymar errou a pontaria no final e chutou perto do travessão. 

Próxima rodada

No domingo, às 18h, o desafio do Inter é contra o Ceará, no estádio Presidente Vargas. Para esta partida, o técnico Dorival Júnior não poderá contar com Leandro Damião, Elton, Índio e Bolívar, suspensos.

 

 

Clic Esportes e Zero Hora

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos