Notícia

Educação - 01/08/2019 - Profissionais da educação de Crissiumal passaram por curso de primeiros socorros


Curso aconteceu nessa quarta

Foi realizado na tarde de quarta-feira, dia 31de julho, o curso de Noções de Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes para professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino.

A exigência do curso é estabelecida, através da Lei Municipal nº 3.859/2019, criada em 02 de abril de 2019, a qual está em conformidade com a Constituição Federal e Lei Federal nº 13.722, de 04 de setembro de 2018, também conhecida como Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções de primeiros socorros desses profissionais.

A Lei Lucas foi instituída após um recente caso, que teve repercussão nacional, devido o falecimento de um estudante de apenas 10 anos, que morreu por asfixia durante um passeio que realizava com o colégio em que estudava, em setembro de 2017. Lucas se engasgou com um pedaço de salsicha, não recebeu os primeiros socorros de forma adequada e morreu por asfixia mecânica.

O fato acendeu um alerta às autoridades quanto à necessidade de os estabelecimentos educativos possuírem pessoas habilitadas no curso de primeiros socorros e prevenção de acidentes, a fim de, prestarem o adequado atendimento em situações emergenciais.

Promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de saúde, a capacitação foi ministrada pela enfermeira Fabiana Avellaneda, da Cruz Vermelha de Santa Rosa, a qual foi assessorada pela auxiliar de enfermagem Juliana Bussiol e ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores.

Por: Andréia Cristina Queiroz – Assessora de Imprensa da Prefeitura de Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos