Notícia

Política - 01/08/2011 - Vereadores de Crissiumal discutiram 8 projetos em sessão nesta segunda-feira


Todos os projetos em discussão partiram do Executivo Municipal

Os vereadores de Crissiumal estiveram reunidos na Câmara Municipal na noite desta segunda-feira, 01/08, onde 8 projetos do Executivo Municipal estiveram em discussão.

O primeiro deles foi o de número 062/2011, que altera o valor da contribuição para a AMPACRIS e repassa o valor de R$ 10.000,00 para a Coopercris utilizar em assistência técnica aos produtores. Este projeto havia sido baixado para estudo da comissão Tributária Financeira e Orçamentária na última sessão. O relator Moisés Medina (PTB) leu o parecer,  depois de estudo feito junto a outras entidades do mesmo segmento, relatou que o parecer da comissão é não favorável ao projeto na íntegra. Ainda o parecer da comissão sugeria uma emenda legislativa para que o valor de R$ 10.000,00 fosse repassado a Coopercris.  O projeto então passou por discussão, onde os vereadores Luiz de Rosso (PDT) e Ivano Zorzo (PP) se manifestaram a favor do projeto na íntegra, baseados na informação de que a AMPACRIS atende produtores excluídos de outras entidades, sendo que Moisés Medina (PTB) e Juvenal Tormes (PMDB) se manifestaram favoráveis ao projeto com a emenda, relatando que outras entidades do mesmo segmento se sustentam sem auxílios da Prefeitura. Colocada a emenda em votação, a mesma foi aprovada por 5 votos a 3. Em seguida o projeto com a emenda foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade.

O projeto 063/2011 autorizava crédito adicional especial e criava elemento de despesa para aquisição de sementes de pastagem e ovelhas, sendo que os beneficiados serão escolhidos através do Conselho Municipal de Política Agrícola.
Antes de ser colocado em votação, o projeto foi baixado para estudo, a pedido do vereador Moisés Medina. A comissão tributária orçamentária e financeira estará avaliando o projeto.

 

O projeto 064/2011 autorizava a contratação emergencial de um agente comunitário de saúde para o PSF 3, micro área 1, que compreende as localidades de Barra do Buricá, Lajeado Jacaré, Canhada Funda, Esquina Cardoso e Três Ilhas.
Colocado em votação, o projeto foi aprovado por unanimidade.

O projeto 065/2011 autorizava convênio do município com o Estado do Rio Grande do Sul para o repasse de um servidor concursado da Prefeitura Municipal para a Delegacia de Polícia de Crissiumal, que está com falta de pessoal.
Durante a discussão do projeto o vereador Luis de Rosso (PDT) se manifestou favorável, porém indignado com o pedido. Segundo ele: “Os municípios tem sido massacrados pelo governo com os repasses e ainda vem pedir funcionários ao município. O ônus deveria cair para o Estado e não para a Prefeitura”.

O projeto foi aprovado por unanimidade.

 

O projeto 066/2011 autorizava o uso gratuito de um imóvel público, no parque de exposições da expocris, por 6 meses, de uma agroindústria que irá produzir massas.
O projeto foi aprovado por unanimidade.

O projeto 067/2011 autorizava a contratação de um professor de Língua Portuguesa, em processo seletivo.
Projeto aprovado por unanimidade.

O projeto 068/2011 autorizava a contratação temporária de 3 visitadores do PIM (Primeira Infância Melhor), profissionais que terão os salários repassados pelo Governo do Estado.
Projeto aprovado por unanimidade.

O projeto 069/2011 autorizava crédito suplementar para a compra de um Rolo Compactador Dirigível, que será utilizado nos mais de 2000 KM de estrados de Crissiumal. Segundo a justificativa, o equipamento também será utilizado para construção de asfalto, calçamentos e na melhoria de pátios.
Projeto aprovado por unanimidade.

 

O público presente a sessão mais uma vez foi pequeno (fotos abaixo):


A próxima sessão acontecerá no dia 15 de agosto.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos