Notícia

Agricultura - 01/06/2020 - Colheita da soja no Estado termina com 45,8% de perdas


Produtividade média ficou em 1.793 quilos por hectare

O mais recente Informativo Conjuntural da Emater-Ascar afirma que a colheita da soja (safra 2019/2020) está finalizada no Rio Grande do Sul.

Com área cultivada de aproximadamente 5,9 milhões de hectares, a produtividade média ficou em 1.793 quilos por hectare. A produção gaúcha alcançou 10,6 milhões de toneladas, o que representa uma perda de 45,8% em relação à estimativa inicial para a safra 2019/2020.

Segundo a Emater-Ascar, a instabilidade climática registrada e a frustração nos resultados obtidos apontam para um cenário de incertezas entre os produtores do Estado quanto à área a ser destinada para a oleaginosa na próxima safra.

– Em geral, a produtividade da soja nas lavouras colhidas apresentou bastante disparidade e ficou muito abaixo do esperado devido ao período prolongado de estiagem durante o ciclo da cultura. Nas áreas onde houve plantio direto, o desenvolvimento foi melhor, em virtude da maior capacidade de resistência das plantas ao estresse hídrico – salienta o Informativo Conjuntural.

Fonte: Clic Portela

Foto: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos