Notícia

Texto de Opinião - 01/04/2019 - Depressão


Por Dr. Ruben Walter Brañas Coelho

O que é a depressão?

 

É uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas.

 

Como se desenvolve a depressão?

 

As causas são múltiplas. Deve-se a questões constitucionais da pessoa, somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, como:

 

o Estresse

 

o Estilo de vida

 

o Acontecimentos vitais como crises e separações conjugais, morte na família, climatério, crise da meia-idade, entre outros

 

O que sente a pessoa deprimida?

 

O indivíduo sente-se triste e desesperançado, desanimado ou " na fossa ", com " baixo-astral ". Pode ocorrer perda de interesse por atividades que eram capazes de dar prazer, como atividades recreativas, encontros sociais e prática de esportes. Dessa forma, o relacionamento com outras pessoas tornar-se prejudicado: dificuldades conjugais podem acentuar-se, inclusive com diminuição do desejo sexual; desinteresse por amizades e por convívio social podem fazer o indivíduo tender a se isolar. Geralmente sono e alimentação estão também alterados

 

Pensamentos de morte ou tentativas de suicídio

 

Muitas vezes há um desejo suicida, com tentativas de se matar, achando ser esta a " única saída " ou para " se livrar " do sofrimento, sentimentos provocados pela depressão, que fazem a pessoa culpar-se, sentir-se inútil ou um peso para os outros.

 

Como se trata?

 

É uma doença reversível. O tratamento médico sempre se faz necessário, sendo relacionado ao perfil de cada paciente.

Os medicamentos utilizados são os antidepressivos, medicações que não causam “dependência”, são bem toleradas e seguras se prescritas e acompanhadas pelo médico.

Dr. Ruben Walter Brañas Coelho, atende em anexo a Clínica Cuidado de Mãe. Telefone 55 9 9667-6198, na Avenida Presidente Castelo Branco Nº 490, centro Crissiumal.

Postado: Leila Ruver
Vídeos