Notícia

Texto de Opinião - 01/03/2017 - Quaresma - Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra

 

Amigos paroquianos e outros, mais uma vez, temos a graça de viver neste tempo quaresmal para fazer dele um tempo de conversão. Este, para cada um de nós é o tempo da graça.

 

Para Elias foram quarenta dias na montanha. Para Moisés quarenta dias na presença do Senhor em jejum no monte Sinai. Para o povo de Israel foram 400 anos de peregrinação com o Senhor pelo deserto. Jesus durante 40 dias de oração e jejum se prepara para a vida pública e se doar por toda a humanidade.

 

Para nós quarenta dias, ou seja, quaresma é este tempo em que queremos imitar Jesus Cristo na oração para nos unir a Deus, jejuando nos queremos desapegar das coisas e no gesto da esmola queremos ofertar a nossa vida na fraternidade. A Páscoa terá sentido se soubermos nos desapegar das coisas pelo jejum nos unindo a Deus pela oração e partilhado do que temos e somos. Nossa confiança não está nas coisas, mas, em Deus a quem nos confiamos. Este é o convite “Arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1,15b). É Jesus quem nos convida. Só muda de vida quem acredita na verdade que é Jesus Cristo. É nas celebrações litúrgicas que nos unimos a Deus, é no jejum que nos desapegamos das coisas e na partilha nos esmolamos.

 

Quantas pessoas, há um ano atrás, estavam conosco se preparando para vivenciar a quaresma e já não estão mais conosco. Certamente a grande maioria delas não sonhavam nem desconfiavam que seria para elas a última quaresma. Cada instante da nossa vida é importante. Importa viver bem todos os instantes da nossa vida. Chegou  para nós, mais uma vez, este tempo de conversão e salvação. Que ninguém queira se iludir pensando que está seguro, que vai ter longevidade, que tem tempo, ou que lá adiante vai repensar a sua vida. A certeza que temos é que este é para nós o tempo especial. Usa-se a expressão; “tempo de Deus”, sim é o tempo em que Deus quer estar presente em nossa vida. Até os astronautas ficavam de quarentena para se libertarem de possíveis vírus adquiridos no espaço. Quanto mais nós somos convidados para nos libertarmos de vícios e tentações pela oração, jejum e esmola nesta quaresma.

 

Amigo e amiga! Nós, enquanto vivos, temos esta graça de viver este tempo quaresmal que é espaço de penitencia e de misericórdia. O essencial não é o tempo, mas, a espiritualidade com que voltamos a nossa vida a Deus. Fica aqui o convite para cada um viver intensamente este tempo com sacrifícios e orações dedicando sua vida a Deus e estendendo as mãos aos irmãos que precisam do nosso gesto de fraternidade. Digo e pergunto! “Se soubéssemos que esta seria a nossa última quaresma, como a viveríamos?”. Portanto joelhos dobrados, desapego às coisas, coração aberto e mãos estendidas. Quaresma bem vivida se transforma em Páscoa da libertação.

 

Ariquemes, Quaresma de 2017 Pe. Renato josé Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos