Notícia

Texto de Opinião - 01/03/2017 - Educador, motivador e mediador no processo ensino-aprendizagem


Marinês Lovani Kunzler Professora Municipal de Educação Infantil

 

Os profissionais de todas as áreas da educação, quando direcionam o seu pensamento para o planejamento preliminar referente aos conteúdos que irão abordar durante o ano letivo, de acordo com a faixa etária dos alunos e a realidade da instituição, precisam adotar metodologias que sejam atrativas e viáveis, conquistando assim a participação da sua clientela.

 

Todos sabemos que existem as grades curriculares estabelecidas pelo órgão responsável que rege a Educação e os conteúdos elaborados para todas as etapas ofertadas nas escolas. Mas muitas vezes essa  determinação, acaba de certa forma dificultando o fazer do professor, quanto à aplicação de uma temática que possa vir atender exatamente a realidade da instituição e como consequência desta ação, não atingindo um percentual considerável da participação dos alunos no desenvolvimento das atividades.

 

A flexibilidade e a preocupação do professor deverá ser sempre com o planejamento e a organização de acordo com o centro de interesse e a realidade da escola, de forma interdisciplinar, contemplando a fusão dos conteúdos, atendendo assim a demanda e a ampliação do conhecimento dos estudantes. 

 

O professor que deseja fazer o diferencial na vida dos seus alunos e tentar deixar uma marca positiva na vida de cada um, precisa ser um motivador e principalmente um mediador de conhecimento, sendo que a sua proposta de trabalho é justamente proporcionar um ambiente favorável ao saber e de preferência os temas escolhidos ocorram na parceria, para que os estudantes sintam-se valorizados, pois precisam saber e sentir que o seu conhecimento e as suas opiniões são importantes nesse processo, passando a ter maior interesse em contribuir,  estudar e pesquisar, percebendo assim que a sala de aula não é um espaço massacrante de conteúdos passado pelo educador.

 

É importante realmente que o professor queira promover esta troca de conhecimento com os seus alunos, tendo bem claro que ele não é o único detentor de todo o saber e que esta experiência pode ser uma ferramenta riquíssima na ampliação do conhecimento, tanto do educando, como do educador. E com toda a certeza, com essa abertura, o sucesso acontecerá no processo ensino-aprendizagem, pois um grupo ativo, motivado e envolvido produz muito mais do que os acostumados à passividade ou simplesmente ignorados como seres humanos e rotulados que não possuem nada  para contribuir dentro da sala de aula.

 

Professora Municipal de Educação Infantil, Graduada no Curso de Licenciatura em Pedagogia e Pós Graduada em Educação: Especialização em Artes Marinês Lovani Kunzler.

Postado: Leila Ruver
Vídeos