Notícia

Texto de Opinião - 01/02/2019 - A Educação Ambiental no meio rural


Professora Marília Elisa Rockenbach

A Educação Ambiental (EA) é uma temática muito discutida na atualidade, e diante dos problemas ambientais percebidos em grande escala, tem-se buscado através do ensino formal e não formal demonstrar e incentivar as pessoas a compreenderem o mundo com uma visão mais crítica, voltada para a preservação e respeito com o meio ambiente. 

Diante disso, a Educação Ambiental (EA) deve ser percebida como uma ciência que propicia metodologias e abordagens diversas, que pode ser trabalhada por todos os campos de conhecimento humano. Logo, é importante que as questões ambientais sejam trabalhadas e discutidas em todos os lugares, contribuindo assim de forma decisiva na conscientização do ser humano para a mudança de atitudes e comportamento perante o meio ambiente.

É importante salientar serem necessárias à criação e aplicação de novas formas de se entender e compreender os aspectos socioambientais, de pensar e viver as relações com o planeta, o ambiente natural, social, econômico e cultural. Dessa forma, é importante abordar essa temática de modo que as pessoas vivenciem e percebam a problemática em sua realidade cotidiana, gerando um conhecimento e posicionamento mais crítico sobre o problema em questão.

A Educação Ambiental (EA) não pode ser desenvolvida apenas por meio da construção de leis, compreensões e conceitos. É importante torná-la dinâmica e funcional, onde haja uma necessidade em se trabalhar a cultura, os valores, as questões políticas e econômicas globais. Portanto, saber trabalhar essa temática nas mais diversas culturas existentes, torna-se um desafio, onde é necessário analisar e entender a realidade do lugar, para que assim a Educação Ambiental (EA) possa ser abordada de forma clara e objetiva.

Ao analisar o papel da Educação Ambiental (EA) nos dias de hoje e a importância que tem para a formação do cidadão do meio rural, trabalhar conceitos e atitudes que envolvem a Educação Ambiental (EA) no meio rural pode gerar muita discussão e análise devido ao produtor rural estar em contato mais contínuo com a natureza do que o ser humano que vive nos centros urbanos, é necessário uma participação mais ativa das autoridades dentro da propriedade rural, participando e tomando conhecimento mais das atividades cotidianas na agricultura, colaborando em atitudes corretas e menos prejudiciais ao meio ambiente.

Considera-se importante que sejam firmados compromissos entre o produtor e autoridades, buscando melhorar a qualidade de vida, resultando conscientização ambiental do produtor. Sugere-se a realização com mais frequência palestras informativas da legislação, com visitas mais habituais às propriedades, fiscalizando as práticas do produtor, e punindo-as quando consideradas graves. Recomenda-se também a atuação das autoridades na colaboração com o produtor em facilitar nas atitudes cotidianas, principalmente na questão envolvendo o lixo gerado dentro da propriedade rural.

Assim sendo, a Educação Ambiental (EA) deve ser percebida como uma garantia de conservação da vida no planeta, fazendo com que a geração atual possa viver um bem estar, com qualidade de vida, assim como, as futuras gerações.

 

Professora Marília Elisa Rockenbach

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas– UFPel

Pós-Graduada em Educação Ambiental- UNIPAMPA

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos