Notícia

Clima - 01/01/2017 - Chuvas provocaram transtornos na região no último dia de 2016


Em Alegria ocorreram estragos consideráveis em balneário do Rio Buricá

A chuva que atingiu boa parte da região no último dia de 2016 provocou estragos em diversos locais.

 

Ijuí e Santa Rosa tiveram volumes de chuva significativos ao longo da tarde, com os registros de muitos transtornos e até mesmo de pessoas que tiveram que deixar suas casas.

 

Segundo o site Paulo Marques Notícias a intensa chuva que atingiu a região de Três de Maio de Maio neste sábado (31), ocasionou um expressivo número de atendimentos pela Corporação de Bombeiros que atendem a micro região. No trajeto que liga a cidade de Independência ao distrito de Esquina Araújo pela RS-342, foram oito árvores que caíram sobre a rodovia e foram removidas pelos bombeiros. No Balneário cascatinha (rio Buricá), na divisa dos municípios de Alegria e Independência, o leito do rio aumentou o nível de forma bastante rápida e alagou as casas dos veranistas. Os bombeiros foram chamados para auxiliar no local.

 

Um caminhão boiadeiero que esttava estacionado no local, tombou com a força da água. 

Algumas pontes ficaram encobertas na região, o que teria provocado pânico em pessoas que se deslocavam de automóveis na madrugada deste domingo, e também acionaram os bombeiros.

 

Em Crissiumal a chuva que caiu atrapalhou um pouco as festividades de Réveillon, mas acumulou apenas 30 milímetros sem deixar maiores estragos.

 

Segundo a central de meteorologia da RBS TV, na segunda-feira, uma nova área de instabilidade vinda do Uruguai chegará ao Rio Grande do Sul, causando mais pancadas de chuva. Apesar da precipitação ocorrer na maior parte dos municípios, a sensação de abafamento não diminuirá, com máximas acima dos 30°C e mínimas superiores aos 18°C. Há risco de temporais nas cidades da Metade Sul. O tempo seguirá instável na terça-feira, com muita nebulosidade e chuva no fim do dia em quase todo o Estado. Há risco de temporais nos municípios da fronteira com o Uruguai. A temperatura sobe um pouco, e deve variar entre 18° e 34°C. Para a quarta-feira, a previsão é de chuvas mais volumosas em grande parte do Rio Grande do Sul, principalmente na Metade Sul. A meteorologista Maria Clara Sassaki, da Somar Meteorologia, explica que isso ocorrerá porque há um bloqueio da instabilidade no Estado, que impede o avanço da chuva para o resto do país, a deixando concentrada no céu gaúcho. A temperatura ficará em torno dos 18°C aos 30°C. Seguirá chovendo em quase todo o Estado na quinta-feira. Com isso, a temperatura permanecerá estável, entre 18°C e 30°C.  Na sexta-feira, ainda haverá chuva no Rio Grande do Sul, mas apenas na Metade Norte. No entanto, as precipitações serão mais fracas do que na quinta-feira. A temperatura seguirá estável. No próximo final de semana, pode chover apenas no Litoral Norte. No resto do Estado, a previsão é de tempo firme. Com isso, a temperatura sobe um pouco, podendo passar dos 30°C. 

 

Fotos: Paulo Marques Notícias

Fonte: Guia Crissiumal, com informações de Paulo Marques Notícias e ZH

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos